TransWinter

LOURDES NICÁCIO: MUITO ALÉM DOS SÉCULOS

 

Postado por DCP em 16/02/2023

 

Por Natanael Lima Jr*
















Complexa é a leitura de um livro de poesia, principalmente nestes tempos de informações e comunicações frenéticas.

 

A sobrevivência da poesia nestes tempos é algo surreal, sobretudo na sociedade de consumo irrestrito em que vivemos, não é pouca coisa: uma luz no fim do túnel.

 

Para o professor, tradutor, poeta e crítico literário paulistano Carlos Felipe Moisés (1942-2017): “neste nosso tempo de globalização neoliberal, ciosamente empenhado em tecnologia de ponta, qualidade total, produtividade e eficiência máximas, a poesia surpreendentemente continua a ser praticada e consumida em moldes e em escala nada inferiores aos dos períodos precedentes”.











Chega em minhas mãos o livro ALÉM DOS SÉCULOS, poesia, de Recife, da Edições Novo Horizonte, 2022, de Lourdes Nicácio e Silva, pernambucana de Belém do São Francisco, professora, poeta, escritora   e editora. Tem uma trajetória literária brilhante, publicou 21 livros diversos: poesia, contos, romances, ensaios, antologias temáticas, além de 20 edições da conceituada Revista de Literatura Novo Horizonte. Tem trabalhos publicados em várias coletâneas, revistas e jornais. Integra diversas Academias e Instituições literárias e culturais do estado e nacional também, entre elas, as: Academia Recifense de Letras, Academia de Letras do Brasil-PE, União Brasileira de Escritores-PE, correspondente da União Brasileira de Escritores-RJ. É Graduada em Letras-PB e Pós-Graduada na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Seus livros foram estudados em várias escolas e universidades. Foi galardoada com muitas honrarias, homenagens e prêmios em Pernambuco e outros estados. Coordenou, durante nove anos o projeto, “Academia Escolas” da Academia Pernambucana de Letras (APL).

 

A voz lúcida do professor, escritor, crítico e atual presidente da APL, Lourival Holanda, ilustra e sintetiza, com maestria, a vigorosa palavra poética de Lourdes Nicácio, neste excerto do seu depoimento publicado na contracapa da obra: “Assim, a grande poética de Lourdes Nicácio: substancial como a pedra; e uma poesia singular, sanfranciscana: observo o velho rio/ em berço de luz da tarde/ profundo, silencioso. Com Lourdes Nicácio as águas lustrais do São Francisco banham, rejuvenescendo, a poesia no Nordeste.

 

No álbum de imagens poéticas de Nicácio estão: o rio, o tempo, as águas, a infância, as pedras, o sol, a família, o sertanejo, a terra, o chão, a escuridão, o dia, a oração, as estrelas, o sertão; alegria e dor. A poesia brota das suas canções, como neste belo e imagético poema A voz do rio, que o transcrevo abaixo:


 

Ainda bem que a menina

daquelas margens do rio

sempre viverá em mim

com seu canto, minha voz.

 

As águas daquele rio

entoavam líquidas canções

lavavam os barcos, as ilhas

revigoravam as vazantes.

 

Ainda bem que a menina

no porto de mim ancora

barco de tantas lembranças

- a voz das águas, muitas vozes.

 

 

Nicácio, enquanto sertaneja, tem uma mira certeira e a palavra como munição - a palavra que semeia, como neste poema A palavra em prece:

 

 

Semeia a palavra

que te vem em prece

 

Em prece

lavra a palavra

sob a luz dos salmos

                  partilhados

 

Terás assim

de cada letra semeada

novos plantios

colheitas multiplicadas. 







...................................................................................................

*Natanael Lima Jr é pedagogo, poeta, pesquisador, editor do site DCP e da Imagética Edições




 



LOURDES NICÁCIO: MUITO ALÉM DOS SÉCULOS LOURDES NICÁCIO: MUITO ALÉM DOS SÉCULOS Reviewed by Natanael Lima Jr on 10:09 Rating: 5

6 comentários

  1. Excelente, poeta. A poesia de Lourdes em plena celebração!

    ResponderExcluir
  2. Vdd. Divulgue! Obg pelo acesso e comentário aqui no site. Abs

    ResponderExcluir
  3. Sem palavras para agradecer tamanho gesto, meu querido poeta e amigo, Natanael Lima Jr. Uma exposição como esta feita por um poeta como você, toca a gente como incentivo, como confirmação de que o mundo precisa e sempre precisará de poesia. Gratidão.

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list