TransWinter

CINCO OBRAS PARA CONHECER MACHADO DE ASSIS

 

Postado por DCP em 05|06|2022








Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908
 Imagem: Reprodução









Pedimos a diversos colaboradores, seguidores, professores, leitores e escritores que apontassem as cinco essenciais obras de Machado de Assis, um dos mais brilhantes e admirados escritores brasileiros de todos os tempos.

 

As mais citadas foram (por ordem): Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba, O alienista e Memorial de Aires.

 

O escritor Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é um dos principais nomes da literatura brasileira, tendo produzido obras praticamente em todos os gêneros literários. Um notável ficcionista. Sua obra tem a estatura, segundo os críticos, de um  Dostoievski, Eça de Queiróz, Victor Hugo, enfim, dos grandes nomes da literatura mundial.

 

Nascido no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, RJ, Machado de Assis é considerado o maior escritor negro do Brasil, tendo presenciado a abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, no final do século XIX e início do XX.

 

Juntamente com outros intelectuais, Machado fundou a Academia Brasileira de Letras, em 1897, sendo o primeiro presidente da instituição.

 

A extensa obra machadiana constitui-se de dez romances, 205 contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.

 

No dia 29 de setembro de 1908, Machado de Assis faleceu na casa 18 da Rua Cosme Velho, no Rio de Janeiro.

 

Conheça um pouco sobre as obras citadas:




Memórias Póstumas de Brás Cubas

 

Desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1880, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional como Memorias Posthumas de Braz Cubas.

 

 

 

Dom Casmurro

 

Publicado pela primeira vez em 1899. Dom Casmurro é uma das grandes obras de Machado de Assis e confirma o olhar certeiro e crítico que o autor estendia sobre toda a sociedade brasileira. Também a temática do ciúme, tratada com brilhantismo pelo autor, provoca polêmicas em torno do caráter de uma das principais personagens femininas da literatura brasileira: Capitu.

 

 

Quincas Borba

 

Desenvolvido em princípio como folhetim na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891. Em 1892 foi publicado definitivamente pela Livraria Garnier. O romance integra a trilogia realista de Machado. A obra narra a história de um jovem que passa a trabalhar com um filósofo, que herda a sua fortuna.

 

 

O alienista

 

Considerado como conto por alguns e novela por outros por conta da sua estrutura narrativa. Foi publicado pela primeira vez em 1882. Apresenta a obsessão do Dr. Simão pelos estudos em psiquiatria. Também aborda temas políticos da sociedade brasileira da época.

 

 

Memorial de Aires

 

Publicado no mesmo ano da sua morte, em 1908. Considerado pelos críticos literários como um romance de caráter psicológico, pois apresenta temas como a frivolidade da elite da sociedade brasileira ao final de 1800 e a dificuldade das relações amorosas. 



CINCO OBRAS PARA CONHECER MACHADO DE ASSIS CINCO OBRAS PARA CONHECER MACHADO DE ASSIS Reviewed by Natanael Lima Jr on 23:31 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list