TransWinter

10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS

 

Postado por DCP em 25/07/2021














O site Domingo com Poesia traz neste domingo (25) diversos depoimentos de grandes escritores e poetas de várias partes do país, numa verdadeira celebração à literatura e aos 10 anos do site Domingo com Poesia. Veja: "10 anos, 10 vozes, 10 depoimentos”. Participação dos escritores: Paulo Caldas, Valmir Jordão, Taciana Valença, Marcelo Mario de Melo, Jose Terra Correia, Urariano Mota, Adriano Espínola, Valdir Oliveira, Frederico Spencer, Alberto Lins Caldas.






Escritor Paulo Caldas




Tributo ao Domingo com Poesia

“A poesia já foi chique. Residiu em récitas nos salões atapetados, sob lustres e cristais de ambientes requintados. Já foi tosca, se ouviu em tabernas rudes, obscuras, restritas às lamparinas.  Com os menestréis em montarias aladas, cavalgou sertões, venceu desertos. Nas galés singrou mares nunca antes navegados. Em passadas sobre asfaltos, veio às esquinas, calçadas, vagou por bares e becos, murmurada pelos amantes, amplificada nos gritos rebeldes.

Nos dias de agora, mesmo ante a estupidez que aflora dos palácios planaltinos, nos braços dos arautos de sempre, ganha os espaços digitais na amplitude dos universos.  Por aqui, dentre outros nichos de virtuoses, se abriga no peito dos bardos e ninfas afeitos aos versos e letras, conspira sem segredos e celebram uma década de apego aos sentimentos, às emoções e à estética neste Domingo com Poesia.”

 

 

(Paulo Caldas (PE) é poeta, contista e crítico literário)





Poeta Valmir Jordão





“O site literário Domingo com Poesia, há uma década que divulga as letras de Pernambuco, além da visibilidade e interação com os poetas e escritores de todo o país. Vida longa ao DCP!”

 

(Valmir Jordão (PE) é poeta)






Taciana Valença





“Domingo com poesia, dez anos de versos, literatura e magia. Como é mesmo que se faz? Tira o chapéu? Aplaude de pé? Corta o bolo em infinitas fatias?

 

E para não ir para a casa de mãos vazias, brinde de festa, caixinha branca, com laçarote vermelho e um verso que fala alto por si mesmo.

 

Não à toa estou aqui para reverenciar o site Domingo com Poesia, visto que o acompanho de perto todos esses dez anos. Assuntos abordados com esmero, dedicação e participação, dando à literatura o movimento necessário para que se mantenha ativa e altiva em tempos todos.

 

Um site que pode ser usado até mesmo para consultas de estudantes, tamanha seriedade e competência com que é feito, em cada detalhe, em cada palavra.

 

Desejar vida longa ao que em nós já se incorporou é pedir oxigênio para a própria vida, a vida das letras, dos romances, dos contos, dos versos e de todo este mundo paralelo e maravilhoso que nos mantém vivos e emocionados, mesmo diante de um tempo onde se respira com dificuldades.”

 

(Taciana Valença (PE) é poeta e editora)





Poeta Marcelo Mário Melo





“O DCP é uma lavratura florescente de Agropoesia, com árvores frondosas dando sombra e frutos a quem passa e se meta-alimentando da própria seiva.”

 

(Marcelo Mario Melo (PE) é poeta e jornalista)





Poeta José Terra




“Em seus 10 anos de existência, o DCP é o nosso pão dominical! Alegra-me ver jovens poetas perto de poetas consagrados. Também me alegra ver prosadores jovens perto de prosadores consagrados. Não tenho a menor dúvida de que, nesses últimos 10 anos, pode-se conhecer a literatura pernambucana (a de ontem e a de hoje) através do DCP. Salve o DCP! Vida longa ao melhor site de Literatura em Pernambuco.”

 

(José Terra (PE) é poeta e produtor cultural)





Escritor Urariano Mota




“[...] Mas o fundamental mesmo é que o Domingo com Poesia trata a literatura com todo o respeito que as letras merecem”.

 

(Urariano Mota (PE) é escritor e jornalista)





Poeta Adriano Espínola




“Poeta premiado, pedagogo, produtor cultural, Natanael Lima Júnior destaca-se igualmente por ser o editor-fundador do site literário Domingo com Poesia, que, desde 2011, vem divulgando e promovendo a obra de poetas e escritores de todo país. Trabalho de excepcional valor, a merecer de todos nós o aplauso e os parabéns pelos 10 anos de existência.”

 

(Adriano Espínola (CE) é poeta, professor e escritor)





Jornalista Valdir Oliveira




“Domingo, com poesia, todos os dias da semana, todos os meses, todos os anos. Assim por uma década em um ciclo que se renova nos ares de versos e prosa. A preponderância de seus objetivos transcendem linguagens e trespassam o tempo, dada a consistência das buscas e a sistematização dos pensamentos vários de escritores e escritoras de linhas e cores diversas. Saudações aos que passam pelas páginas e a quem as materializa no campo revolucionário e  irreversível da comunicação digital. Parabéns e um bom domingo, sempre com poesia.”

 

(Valdir Oliveira (PE) é escritor e jornalista)





Poeta Frederico Spencer




“Se alguém se dispuser a fazer uma conta: quantos domingos há em dez anos? Verá com certeza o que significa esse marco que o DCP alcança este mês. Desses dez anos, participei de sete, os quais alcançamos premiações e reconhecimentos nacionais pelo trabalho, marcas importantes para um site que começou com o sonho de divulgar a poesia pernambucana. Reputo aqui o trabalho incansável do poeta e editor Natanael Lima Jr. para esta conquista. Trabalho sério e árduo que sobrevive sem os apoios necessários, mostrando que só a abnegação de uns promovem o enriquecimento cultural do Estado. Parabenizo o editor e toda a equipe, desejando vida longa e belos resultados.”

 

(Frederico Spencer (PE) é poeta e contista)





Escritor Alberto Lins Caldas




LUGARES DE RESISTÊNCIA - “Isso que chamamos em sentido amplo, literatura, para sobreviver, crescer e formar e se formar, precisa ser criada e recriada o tempo inteiro, precisa produzir seus depósitos, seus labirintos, seus corpos, suas escolas, suas multiplicidades, precisa ser guardada, ensinada e degustada. A poesia tem sido, para o Recife, para o nordeste, espaço vital para a resistência, para a criação de identidade e diferença, de devires e campos de força que ultrapassam a própria literatura, não-lugar de potência e luta, de dissolução do estabelecido e insurreição que não aceita a língua do rei, do senhor, do patrão, do professor, das miúdas crenças que arrancam os ossos da existência.

 

A poesia zelada por alguns, que exercitam cuidadosamente as funções essenciais para as realidades da literatura, essa monstruosa aranha de Louise Bourgeois, fabricando bons venenos, encontram no site “domingo com poesia” (http://www.domingocompoesia.com.br), produzido por Natanael Lima Jr, sensível a produção da poesia nos campos da internet e os tradicionais campos da escrita não só no Nordeste e Recife, mas também com poemas de vários países, com poemas, contos, crônicas, artigos, entrevistas, resenhas, ensaios, críticas, eventos literários, lançamentos, o que mantem a fogueira acesa e cria redes fundamentais para o encontro de poetas, poéticas e amizades, aquilo que indica o atrito que produz o novo, o atento, o normal, os poderes num mundo devorado pelo horror.

 

No “domingo com poesia” tenho encontrado poetas que me estimulam e poemas que me instigam a ir mais longe, ir contra e buscar mais enquanto outros tomam meu poema e lutam para ir mais longe ainda. Essa é uma das dimensões essenciais da literatura, isso que, antes de tudo é arma na guerra contra a normose que infesta tudo num mundo cada vez mais nazista e piegas.”

 

Paris

Bibliothèque François Mitterrand

7 de maio de 2021

 

(Alberto Lins Caldas (PE) é escritor e poeta, reside atualmente em Paris)























10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS 10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:57 Rating: 5

Um comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list