TransWinter

10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS

Postado por DCP em 25/07/2021









O site Domingo com Poesia traz neste domingo (25) diversos depoimentos de grandes escritores e poetas de várias partes do país, numa verdadeira celebração à literatura e aos 10 anos do site Domingo com Poesia. Veja: "10 anos, 10 vozes, 10 depoimentos”. Participação dos escritores: Neilton Lima, Melchiades Montenegro, Cláudio Aguiar, Gracia Cantanhede, Márcia Sanchez Luz, Adriano Marcena, Raimundo de Moraes, Júlia Julia Lemos, Sidney Nicéas e Diego Mendes Sousa.






Professor Neilton Lima





“O site Domingo com Poesia (DCP), de maneira singular, personalíssima, na pessoa de seu idealizador, o escritor Natanael Lima Jr., representa em seus 10 anos, um espaço virtual e vivo que nos alimenta de arte, cultura, educação, pleno de vozes de Pernambuco para o mundo. Que venham mais anos de muita contribuição e riqueza.”

 

(Neilton Lima (PE) é poeta, escritor, revisor, crítico literário, coordenador do curso de Letras da Faculdade de Olinda – FOCCA)




Escritor Melchíades Montenegro




“A POESIA PARA O TEMPO - “DOMINGO COM POESIA que completa dez anos neste ano em que estamos de 2021, é um marco que comprova a exatidão do título deste escrito: a poesia não envelhece. Ao lermos hoje a “Epopeia de Gilgamesh” da antiga Mesopotâmia, o “Canto III” dos “Lusíadas”, um soneto do livro “Saudade Presa”, de Djanira Silva, ou um poema do livro “Rituais do desejo”, de Lourdes Sarmento: todos elevam a sensibilidade de nossa alma. Eles podem ser novos ou antigos. Não importa: são eternos. O DOMINGO COM POESIA, do amigo Natanael Lima, trata e publica desta forma, aos domingos, a tessitura da eternidade no que existe de mais belo: A POESIA.”.

 

 

(Melchíades Montenegro (PE) é escritor, poeta e Presidente da Academia Recifense de Letras)





Escritor Cláudio Aguiar




“Grande alegria ver que a literatura ganha espaço e protagonismo por meio das atividades do site DOMINGO COM POESIA. Esse tipo de divulgação literária levada a cabo pelo poeta Natanael Lima vem suprindo com eficiência e responsabilidade intelectual a lacuna deixada pelo desaparecimento dos suplementos literários de jornais e revistas.”

 

(Cláudio Aguiar (CE) é romancista, poeta e membro da Academia Pernambucana de Letras)





Escritora Gracia Cantanhede




”Seu site representa a amor à poesia. Um legado de humanismo, pois prestigiar seus pares é render homenagem ao poeta desconhecido, anônimo.”

 

(Gracia Cantanhede (BR) é escritora, poeta, Procuradora Federal, e advogada) 







Poeta Márcia Sanchez Luz




“O trabalho de Natanael Lima é como o de um garimpeiro em busca do que há de mais precioso na literatura brasileira. Deixo aqui minhas felicitações e votos de que o site Domingo com Poesia tenha vida longa e muito sucesso a ser celebrado.”

 

(Márcia Sanchez Luz (SP) é poeta, escritora, pedagoga e tradutora)





Escritor Adriano Marcena






DOMINGO COM MENOS ANGÚSTIA - “A promoção do livro, da literatura e da leitura sempre foram de grande valia para o fortalecimento da civilização. Em tempos como esses, cuja leis da imprevisibilidade se tornam mais ferozes a cada nanossegundo sanitário, promover o imaginário estético, principalmente através da palavra usada como linguagem, é grande contribuição para prosseguirmos o processo humanizador da nossa espécie. É neste contexto que o site Domingo com Poesia se tornou importante ferramenta sociocultural e nada mais justo que festejar o seu elegante ato de debutar, pois, a mais de uma década que este valioso instrumento lítero-digital possibilita que continuemos a sonhar com a construção de um mundo mais sensível, justo e centrado na paz, a partir da existência do livro e da literatura. Parabéns por tornar nossos domingos com menos angústia!”

 

(Adriano Marcena (PE) é escritor e dramaturgo)





Poeta Raimundo de Moraes




“Resistência e dedicação. Palavras que resumem bem esses 10 anos de vida do Domingo com Poesia. Parabéns Natanael Lima e a todos os seus colaboradores por nos presentearem sempre com bons conteúdos, divulgando o trabalho de tanta gente talentosa, de Pernambuco e outros estados também. Vida longa ao DCP.”

 

(Raimundo de Moraes (PE) é poeta)





Poeta Júlia Lemos




“Todos os dias precisamos de pão e no domingo, o DCP nos oferece Poesia. Na semana tenho tudo quanto preciso: os alimentos do corpo, alma e espírito! Obrigada ao Natanael Lima por sempre estar conosco.”

 

(Júlia Lemos (PE) é poeta)





Escritor Sidney Nicéas




“Ter amor pelos livros é estar com eles numa entranha-trincheira sem esperar troco. O Domingo com Poesia, ao lado de algumas outras poucas (infelizmente poucas) iniciativas no país, representa o que é fazer literatura no Brasil. O DCP é necessário. Vida longa a ele.”

 

(Sidney Nicéas (PE) é escritor)





Poeta Diego Mendes Sousa





“Domingo com Poesia contém um repertório cultural sedutor. Há dez anos vem disseminando literatura e esperança para os seus leitores. 

Idealizado pelo poeta pernambucano Natanael Lima Jr., o saite é um manifesto de linguagem que abriga não somente poemas e ficções de todos os brasis possíveis e de todos os mundos imagináveis, mas também entrevistas, depoimentos, epistemologia poética, genealogia lírica, sociologia e filosofia, onde a exuberância dos pensamentos encontra o escoamento das palavras, a inteligência da memória, e sobretudo, o carregamento inevitável das potencialidades humanas.

Arte sem descanso, um desassossego das imagens, eis o mote para a permanência do verso e da prosa ante a ressurreição de mais uma semana capitaneada pelos desbravadores do conceitual e múltiplo Domingo com Poesia.”

 

(Diego Mendes Sousa (PI) é poeta, ensaísta e crítico literário)






 












 

10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS 10 ANOS DO DCP, 10 VOZES, 10 DEPOIMENTOS Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:32 Rating: 5

Um comentário

  1. O Domingo com Poesia é um janela para as produções literárias Pernambucanas e Brasileiras. Parabéns por seus 10 anos!

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list