TransWinter

DICAS DE LIVROS: SOLO PARA VIALEJO, DE CIDA PEDROSA

 

Postado por DCP em 21/03/2021 













 

SINOPSE*

 

A obra consegue chamar a atenção pelas repetições, sugerindo a urgência e desespero da voz poética em ser compreendida e, ao mesmo tempo, as distorções e agrupamentos das palavras expressando a dificuldade de dizer aquilo que se quer com exatidão, mas sempre difícil, sempre escorregadio, sempre inexato.  A musicalidade do poema é um grande elemento de destaque, sobretudo quando se lê em voz alta. No entanto, toda a estrutura visual é igualmente importante e se afasta do pertencimento a uma “tradição” da poesia oral e performática à qual a poetisa Cida Pedrosa se vinculava. Solo para vialejo foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2020 como Livro do Ano e melhor livro na categoria Poesia.

 

 

SOBRE A AUTORA

 



Cida Pedrosa nasceu em Bodocó, no Sertão do Araripe pernambucano. Foi uma das militantes do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco na década de 80 e daí vem seu gosto e a experiência com a récita. Tem sete livros de poemas publicados, sendo os mais recentes Claranã (2015) e As filhas de Lilith (2009), ambos selecionados pelo Prêmio Oceanos de Literatura. Os poemas deste último foram transformados no curta-metragem Olhares sobre Lilith, dirigido por 26 cineastas pernambucanos. Tem participação de antologias de poemas e contos no Brasil e no Exterior.

 

 

*Fonte: https://www.cepe.com.br/lojacepe/solo-para-vialejo


DICAS DE LIVROS: SOLO PARA VIALEJO, DE CIDA PEDROSA DICAS DE LIVROS: SOLO PARA VIALEJO, DE CIDA PEDROSA Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:02 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list