A Produção Literária Brasileira Contemporânea
por
Natanael Lima Jr*
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O livro “Literatura brasileira hoje”, escrito e organizado por Manuel da
Costa Pinto, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP e colunista
da Folha de S. Paulo apresenta um panorama da produção literária brasileira
contemporânea.
O livro, segundo o autor, não tem a
pretensão enciclopédica. Os textos apresentados não são verbetes que elencam um
grande número de obras da literatura atual, mas, leituras que procuram
identificar singularidades. Cada um dos autores abordados constitui uma espécie
de campo de força, que segundo o autor, aponta para certas tendências ou
dicções presentes em outros escritores, cujo número ultrapassa em muito os 60
capítulos dispostos no livro. Esses autores são mencionados no interior dos
capítulos estabelecendo-se correlações e diálogos. Para facilitar ainda mais a
leitura, ao final do volume há um índice onomástico dos autores e as relações
que se estabelecem entre eles.
Afirma o autor que o critério de
escolha dos escritores analisados tem algo de imponderável: “crítica literária
também é risco – mesmo quando não expressa uma opinião, mas procura entender a
importância que os autores e obras adquiriram dentro de nosso sistema
literário.”
A obra faz parte da coleção “Folha Explica” e apresenta 60 autores: 30 poetas e 30 prosadores.
De Manuel de Barros (nascido em 1916) a Tarso de Melo (1976), de Lygia Fagundes
Telles (1923) a Nelson de Oliveira (1966). Eles compõem um número amplo o
bastante para ser representativo no que de mais relevante se tem produzido na
atualidade. Dezenas de outros autores aparecem também, nos comentários à obra
dos 60, para criar junto com eles um panorama único da nossa literatura.
Na parte primeira do livro, o autor
enfoca a produção poética brasileira hoje e aponta duas ideias que são
consensuais, a ponto de terem virado lugares-comuns. A primeira diz que um dos
seus traços dominantes é o diálogo cerrado com a tradição. Mas não qualquer
tradição. O marco zero, por assim dizer, seria a poesia que emergiu com a
Semana de Arte Moderna de 22. A segunda ideia, decorrente da primeira, é que
essa linhagem modernista se bifurca em dois principais eixos: uma vertente mais
lírica, subjetiva, articulada em torno de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e
Carlos Drummond de Andrade; e outra mais objetiva, experimental, formalista,
representada por Oswald de Andrade, João Cabral de Melo Neto e a poesia
concreta.
Nomes consagrados como Manuel de
Barros, Ferreira Gullar e os irmãos Haroldo e Augusto de Campos a poetas das
novas gerações como Age de Carvalho, Carlito Azevedo e Claudia Roquette-Pinto,
faz com que a poesia brasileira apresente um cenário variadíssimo de tendências
que se cruzam e se influenciam reciprocamente, destaca o autor.
Na segunda parte, o autor dedica à prosa
produzida hoje no Brasil. O leitor atento detectará as inúmeras variações que
cada um dos autores faz sobre essa condição do sujeito moderno. Cada autor
incluído na obra ocupa um universo próprio, habitado ora por personagens
meticulosamente construídas (como acontece nas obras de Lygia Fagundes Telles,
Rubem Fonseca ou Zulmira Ribeiro Tavares), ora por personagens que se insinuam
numa paisagem deteriorada (como na prosa de Luiz Ruffato, André Sant’Anna ou
Marcelo Mirisola).
A Produção Literária Brasileira Contemporânea
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