TransWinter

A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA: ITAMAR VIEIRA JUNIOR, CONCEIÇÃO EVARISTO E MIA COUTO*

  

Postado por DCP I 03/09/2023

 

Pesquisa e curadoria: Natanael Lima Jr.*


*Fonte: www.metropoles.com 











Itamar Vieira Junior, Conceição Evaristo e Mia Couto
Arte: DCP I Imag. Reprodução









Itamar Vieira Junior*:

 

 

“Se fizer sentido para sua existência, literatura é mágica”

 

“Prefiro acreditar que [a dificuldade] acontece porque não foram apresentados àquilo que precisam ler, a uma literatura que faz sentido para sua existência. E não necessariamente precisa ser uma literatura sacramentada pelo público ou pela crítica. Às vezes é pela relação pessoal. Quando isso acontece, é impossível não se entregar. As fronteiras são rompidas entre pessoas, gêneros, raças, etnias e nacionalidades. Nossa humanidade se alarga. Eu digo: não desistam. A literatura pode entregar para vocês algo muito mágico, valioso e único”.

 

 

*Itamar Vieira Junior é um importante escritor brasileiro. É autor do romance Torto Arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020.

 

 

 

Conceição Evaristo*:

 

 

“Busque o que interessa e faça um esforcinho”

 

“Eu diria para ele [leitor] prestar atenção, buscar aquilo que o interessa. Essa formação não se dá de uma hora para a outra. Você vai aprendendo a ler, a gostar da leitura. Se não tem acesso fácil ao livro, frequente a biblioteca da escola e tente. Se começou um livro e não gostou, faça um esforcinho. De repente você não gosta das primeiras páginas, mas no meio do texto você fica seduzido”.

 

 

*Conceição Evaristo é uma linguista e escritora afro-brasileira. É uma das mais influentes escritoras do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

 

 

 

Mia Couto*:

 

 

“É preciso também ler os outros”

 

“É preciso ler os outros e estar atento ao olhar dos outros, ao sotaque do corpo. E no nosso tempo não estamos atentos a isso. Neste caso, não estamos atentos a nós mesmos”.

 

 

*Mia Couto é um importante escritor e biólogo moçambicano. Dentre os muitos prêmios literários com os quais foi galardoado está o Prémio Neustadt, tido como o Nobel Americano. Couto e João Cabral de Melo Neto são os únicos escritores de língua portuguesa que receberam esta honraria.







 


*Natanael Lima Jr.

@natanaeljr12

natanaeljr12@hotmail.com 


Capricorniano. Pernambucano. Avô de João.

Apaixonado por literatura e livros.

É graduado em Pedagogia. Pesquisador, produtor cultural,  

Editor do site ‘Domingo com Poesia’ – DCP e  da 'Imagética Edições'.

Fez a sua estreia com a plaquete Clarear,

poemas, 1982, Edições Pirata, Recife/PE.

  






A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA: ITAMAR VIEIRA JUNIOR, CONCEIÇÃO EVARISTO E MIA COUTO* A IMPORTÂNCIA DO HÁBITO DA LEITURA: ITAMAR VIEIRA JUNIOR, CONCEIÇÃO EVARISTO E MIA COUTO* Reviewed by Natanael Lima Jr on 20:37 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list