TransWinter

LEITURAS: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS

 

Postado por DCP I 02/05/2023

 

Por Maria de Lourdes Hortas*









Capa: Divulgação 
Poéticas Contemporâneas (Brecci Books Editora)







POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS /Uma cartografia escrita por mulheres - (Gabriela Lages, organizadora)  Brecci Books, 272 pgs, São Paulo / 2023.

 

Gabriela Lages, jovem escritora do Maranhão, editora do núcleo poético de divulgação feminina Sociedade Carolina e colaboradora de revistas literárias do Brasil e do exterior, nos apresenta, nesta antologia, uma ampla reunião de poemas escritos por 80 mulheres, que nasceram e vivem em vários pontos do Brasil.

 

A coletânea, em tom panfletário e de denúncia, pretende ser um mapeamento, na   contemporaneidade, da escrita de mulheres no nosso país, trazendo autoras que, em sua maioria, pertencem à mesma faixa etária da organizadora. Despreocupadas de moldes e modelos clássicos de poesia, muito mais envolvidas com o social do que com a estética poética propriamente dita, as poetas registram aqui vivências, protestos, manifestos, e memórias, documentos que, certamente, vão oferecer motivos para futuras pesquisas.

 

Na orelha, a poeta Milena Martins Moura nos diz que o livro é “uma reunião de mulheres que escrevem e se unem pela escrita, e por ela se auxiliam mutuamente a crescer.”

 

Para encerrar este breve comentário, deixo as palavras que escolhi do prefácio, da poeta e crítica literária Priscila Branco: “Que Poéticas contemporâneas / uma cartografia da escrita de mulheres possa alcançar muitas leitoras e leitores! E que, como mais um registro importante da nossa época, ajude a poesia produzida por mulheres hoje a chegar a um futuro desconhecido, e que tal futuro, esperamos, seja mais acolhedor e mais próspero para as mulheres que continuarão escrevendo a história da literatura brasileira.”



LIBERTAS

Gabriela Lages Veloso

 

Não se pode controlar uma

mente livre. Ela paira sobre

as montanhas, avista os

abismos, mas mira no céu.

 

Ela mergulha no mar, atinge

as profundezas, apenas

para alcançar a superfície:

 

Nem com grilhões, nem

com fogueiras, nem com

mentiras. Não, nada pode

controlar uma mente livre. 






*Maria de Lourdes Hortas nasceu em São Vicente da Beira, Portugal, 1940. Aos dez anos, acompanhando a família, veio para o Recife, onde vive até hoje. Poeta luso-brasileira, ficcionista, ensaísta e artista plástica.






LEITURAS: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS LEITURAS: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS Reviewed by Natanael Lima Jr on 20:10 Rating: 5

2 comentários

  1. Maravilha, Lourdinha. Que palavra de síntese assertiva! Obrigada!
    Julia Lemos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Poeta amiga por seu valioso comentário.

      Excluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list