TransWinter

ENTREVISTA COM O JORNALISTA MARCELO MÁRIO DE MELO

 Postado por DCP em 24|07|2022

 

Entrevista concedida a Maria de Lourdes Hortas







De uma maneira geral, considero positivo tudo o que amplia o acesso à leitura, às fontes de conhecimento e ao intercâmbio entre as pessoas, como o livro, o jornal, o telefone, a TV, a internet. Mas de tudo isso se pode fazer um bom ou mau uso, assim como a energia nuclear gerou a bomba atômica.


 


 

 





Marcelo Mário de Melo
Foto: Reprodução










Marcelo Mário de Melo é jornalista, nasceu em Caruaru e veio para o Recife aos nove anos. Escreve poema, história infantil, miniconto, texto de humor teatro, artigo e nota crítica. Considera-se um artesão-aprendiz de literavida e escreve considerando que a pessoa é um animal político e o animal político é uma pessoa. Poeta materialírico, entende que o exercício poético não se deve transformar numa nova modalidade de culto, porque já existe religião demais no mundo. Foi preso político durante a ditadura de 1964, durante 8 anos, 43 dias e 19 horas, de 1971 a 1979. Publicou: Os quatro pés da mesa posta, poesia, Edições Pirata, 1980; Manifesto masculinista, Ed. do Autor, 1993; Entre teias e tocaias/David Capistrano, perfil parlamentar, Assembléia Legislativa de Pernambuco, 2001; Perfil parlamentar de Josué de Castro, Câmara dos Deputados, 2007; Manifesto da esquerda vicejante, Ed. do Autor, 2008; Os colares e as contas - poemas político, Funcultura Pernambuco, 20122; Rumos resistência - poesia e cidadania/2a edição do Manifesto masculinista, NEP - Núcleo de Estudos Política, Economia e Sindicalismo/MMM Produtos Culturais, 201'7; Dicionário poético militante, MMM Produtos Culturais, 2018; AdVersos resistentes, MMM Produtos Culturais, 2019; Literavidahortas - histórias e casos, Funcultura Pernambuco, 2019. Participa das antologias: Estação Recife, coletânea poética, Prefeitura do Recife, 2004; Pernambuco terra da poesia, Instituto Maximiano Campos-Leitura, 2005; Amigos do cordel 1 – movimentos sociais, Prefeitura do Recifre, 2008; coletânea de textos de humor, Prefeitura do Recife, 2007; Poemas para exumar a história viva, Cult editora, 2021.


 

 

Maria de Lourdes Hortas - Por que escreve?

 

 

Marcelo Mário de Melo - Escrevo por necessidade de expressão. A poesia é a minha tradução simultânea da vida e se manifesta como uma coceira que não pede permissão e dá em qualquer canto das inquietações da vida.



MLH - Para você, o que é a poesia?

 

 

MMM - A poesia, para mim, é o olhar que mergulha e voa, a quinta parede do sonho que vai além das quatro paredes do dia a dia enquadrado.

 

 

MLH - Acredita que a poesia tem uma utilidade, uma função, ou parece-lhe uma atividade meramente lúdica?

 

 

MMM - Acredito que a poesia tem uma função vital de libertação muito ampla, envolvendo os aspectos lúdicos e críticos, o encanto e o espanto, o deslumbramento e a revolta, a curtição e o engajamento.

 

 

MLH - Você estreou na literatura na década de 80, um tempo, em nosso país, de grande repressão, quando as diversas expressões de Arte assumiram cores panfletárias:  esse cenário influenciou a sua escrita? Você se considera um poeta de denúncia? A Poesia pode ser uma espécie de arma?

 

 

MMM - O lançamento do meu primeiro livro se deu em 1980. Mas o meu processo de criação poética é anterior, de fins nos anos 60, e foi fortemente influenciado pelo clima de repressão e resistência instalado coma ditadura de 1964. Entrei na militância de esquerda aos 16 anos e no Partido Comunista aos 17, em 1961. Meu contato com a literatura, o amor e a política se deram entrelaçados, assim como os seus reflexos na minha produção poética. O meu livro de estreia foi uma coletânea de 38 poemas escritos na prisão. Mas isto não quer dizer que escrevesse apenas sobre questões políticas. E que, quando o fizesse, tratasse apenas de denúncias. Mesmo na seara da poesia política, tenho poemas não só de denúncia, chamados de panfletários, mas também de reflexão crítica sobre os próprios caminhos e descaminhos da militância. Considero-me um poeta que escreve poesia militante como uma das vertentes da sua produção poética e é mais conhecido por esse aspecto, que constitui um entre cinco leques. Os outros são os poemas reflexivos (filosovida), psicológicos psipoemas), amorosos (lavramor), metalinquísticos (palavra-pá). Para mim a poesia pode sim ser considerada uma arma, uma ferramenta, atuando sobre estes cinco leques que sintetizam os labirintos da condição humana.

 

 

MLH - Lembro-me bem do seu livro de estreia: Os quatro pés da mesa posta, pelas Edições Pirata, movimento literário do Recife. Como foi esse momento para você? Você faz parte da chamada Geração 65?

 

 

MMM - O meu livro de estreia, os Quatro Pés da Mesa Posta, foi organizado e editado por mim em fins de 1979 e vim do Rio de Janeiro com ele em ponto de impressão, para ser impresso na Editora Universitária, com o apoio do companheiro Moacir Sena Dantas, diretor da gráfica. Conversando com Jaci Bezerra, ele me falou de um lançamento coletivo das Edições Pirata e propôs que o meu livro se incluísse, com o selo da Pirata, que não considero movimento literário, mas movimento editorial de muita importância na época. Quanto à Geração 65, não faço parte dela, por desconsiderar a existência de uma geração municipal. Lembrando que, pelo fato de em todas as edições da Pirata figurar o selo "Geração 65", pessoas que estrearam literariamente em fins dos anos 70 e no início dos anos 80, passarem a se incluir e a serem incluídas na Geração 65, que passou a ser um selo apetitoso.

 

 

MLH - Há muito tempo, um grande poeta disse que a vida imita a arte. E você, o que diria?

 

 

MMM - Acho que a vida e a arte se imitam e a literavida faz a síntese.

 

 

MLH - Quais são os seus “padroeiros poéticos”?

 

 

MMM - Meus primeiros contatos com a poesia foram nos antigos livros de leitura do curso primário e ouvindo os vendedores de folheto de cordel "cantando o romance" em rodas, na feira de Caruaru, além de os ler. Depois, tiro o chapeu para Camões, Fernando Pessoa, Bretch, Maiacoviski, Drummond, João Cabral, Bandeira, Castro Alves, Zé Limeira, Oswald de Andrade e Manoel de Barros.

 

 

MLH - Como vê a poesia brasileira de hoje? E a poesia universal?

 

 

MMM - Por desconhecimento, não posso falar da produção poética brasileira em termos gerais, nem da poesia universal. Apenas registro, considerando o noticiário, o surgimento de novos valores e uma presença maior de mulheres na seara. Também destaco a existência de excelentes publicações de crítica e difusão da poesia, sob forma impressa e virtual, do que é exemplo este DCP.

 

 

MLH - Duas perguntas que gostamos de fazer aos que escritores que aqui vêm: as redes sociais podem ser bons veículos para a literatura? E o e-book, você acha que poderá substituir o livro físico?

 

 

MMM - De uma maneira geral, considero positivo tudo o que amplia o acesso à leitura, às fontes de conhecimento e ao intercâmbio entre as pessoas, como o livro, o jornal, o telefone, a TV, a internet. Mas de tudo isso se pode fazer um bom ou mau uso, assim como a energia nuclear gerou a bomba atômica. O desafio é enfrentar as expressões de superficialidade, subcultura e manipulação que resultem da emergência da mídia eletrônica, assim como as indústrias jornalística e editorial, no passado, geraram a imprensa marrom e a subliteratura. Mas também abriram espaço para edificantes experiências nas duas áreas. Na essência, o problema continua o mesmo, com novas vestimentas. Ao lado dos agravos pós-modernos, muitas velhas cartas manuscritas são reenviadas por e-mail.


 

MLH - Que recado gostaria de deixar aos seguidores do Domingo com Poesia?


 

MMM - Aos leitores do DCP desejo que continuem interessados em ler poesia e, também, depoimentos e entrevistas de poetas falando sobre os seus processos criativos, e não se esquecerem de roçar os olhos nos poemas sobre poesia. Mas acima de tudo e além dos livros, procurem a sintonia com a dimensão poética da vida e a poetização do cotidiano, nas trilhas da poesia prática e com a certeza de que o mais importante é viver poeticamente.



 

ENTREVISTA COM O JORNALISTA MARCELO MÁRIO DE MELO ENTREVISTA COM O JORNALISTA MARCELO MÁRIO DE MELO Reviewed by Natanael Lima Jr on 23:39 Rating: 5

4 comentários

  1. O final da entrevista do grande MMM é antológico: o fundamental é encontrar a “dimensão poética da vida”.
    Chico de Assis

    ResponderExcluir
  2. grande Marcelo, um prazer ler sua entrevista no avarandado do meu domingo

    ResponderExcluir
  3. grande Marcelo, um prazer ler sua entrevista no avarandado do meu domingo
    sonia marques, colega de roda de poesia

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Mário de Melo muito bem antenado : "De uma maneira geral, considero positivo tudo o que amplia o acesso à leitura, às fontes de conhecimento e ao intercâmbio entre as pessoas, como o livro, o jornal, o telefone, a Tv, a internet..."

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list