TransWinter

MULHERES MODERNISTAS DA SEMANA DE 22

 Postado por DCP em 03/10/2021












Anita, Tarcila e Pagu I Imag.: Reprodução







 

Apesar de um número bastante limitado, a contribuição das mulheres na Semana de Arte Moderna de 1922 e nos anos seguintes ao movimento foi fundamental para a consolidação da identidade cultural do país. O evento apresentou uma nova perspectiva da produção artística nacional, influenciada por tendências das vanguardas europeias.

 

Parte de toda essa ideia revolucionária contou com a participação de importantes mulheres como: Anita Malfatti, Pagu, Tarcila do Amaral, Elsie Houston, Eugênia Moreira, Antonieta Santos Feio, Maria Pardos, Nicolina Vaz de Assis, Julieta de França, Abigail de Andrade, Georgina de Albuquerque, entre outras.

 

O movimento teve como um dos nomes destacados, além das mulheres acima mencionadas, o escritor Mário de Andrade que, ao lado de Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, o grupo que articulou a realização do evento.

 

Mas, só após a Semana de Arte, que as mulheres foram verdadeiramente reconhecidas e reverenciadas no contexto histórico-cultural brasileiro.

 

Aqui abaixo, um pequeno recorte de três das suas mais destacadas mulheres modernistas: Tarcila, Anita e Pagu. 









Anita Malfatti (1889 – 1964)
Foto: Reprodução






Anita Malfatti nasceu em São Paulo, no dia 2 de dezembro de 1889. Foi uma pintora, desenhista, gravadora, ilustradora e professora ítalo-brasileira. Anita era portadora de deficiência motora. Considerada pioneira da Arte Moderna no Brasil. Entre os anos de 1923 e 1928, Malfatti residiu em Paris. Realizou exposições individuais em Berlim, Paris e Nova York. Em 1928 retorna para São Paulo e passou a lecionar desenho na Universidade Mackenzie, onde permaneceu até 1933. Em 1942 foi nomeada presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo. Há quadros de sua autoria nos principais museus brasileiros. O quadro "A Estudante Russa" está no Museu de Arte Moderna de São Paulo, "A Boba" está no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e "Uma Rua" no Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Malfatti faleceu em São Paulo, no dia 06 de novembro de 1964.







Tarcila do Amaral (1886 – 1973)
Foto: Reprodução






Tarsila do Amaral nasceu na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Era filha de José Estanislau do Amaral Filho e Lydia Dias de Aguiar do Amaral tradicional e rica família de São Paulo. Foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro "Abaporu" pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento "Antropofágico", o mais radical de todos os movimentos do período Modernista. Tarsila é considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como “a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno.” Faleceu em São Paulo, no dia 17 de janeiro de 1973. 








Pagu (1910 – 1962)
Foto: Reprodução







Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu. Nasceu em São João da Boa Vista, SP., em 9 de julho de 1910. Foi desenhista, jornalista, poetisa, tradutora, cartunista e militante comunista da política brasileira. Foi uma figura destacada no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tivesse participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas 12 anos de idade. Aos 18 anos inicia sua trajetória no movimento modernista brasileiro. Segundo relatos, Pagu era a mais irreverente das mulheres modernistas, usava vestimentas ousadas que causavam perplexidade por onde passava. Na época, ficou amiga de Tarcila do Amaral, mas logo rompeu a amizade após ela ter um caso amoroso com o escritor Oswald de Andrade, marido da pintora. Ficou notadamente conhecida ao escrever o romance “Parque industrial”, que denunciava as condições socioeconômicas em que viviam os trabalhadores e desmistificava a real situação doméstica das mulheres. Pagu faleceu no dia 12 de dezembro de 1962, aos 52 anos de idade, em Santos/SP. 









MULHERES MODERNISTAS DA SEMANA DE 22 MULHERES MODERNISTAS DA SEMANA DE 22 Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:06 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list