domingo, 16 de junho de 2013


Eventos Literários/Livros

O ESCRITOR MILTON HATOUM FARÁ CONFERÊNCIA DE ABERTURA DA FLIP





O escritor amazonense Milton Hatoum fará a conferência de abertura da 11ª edição da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), que acontecerá de 3 a 7 de julho. Grande conhecedor do escritor alagoano, Hatoum discorrerá sobre a importância da obra de Graciliano Ramos não só na literatura, mas em toda a cultura brasileira, incluindo o cinema e a política.

Hatoum lembra bem o primeiro contato que teve com a obra de Graciliano, ainda no colégio. Foi quando leu Vidas Secas e passou a conhecer um novo mundo, com os detalhes da vida no sertão e os problemas sociais abordados pelo livro. Além das informações, o que impressionou Hatoum foi a linguagem, o estilo da escrita e a perspectiva realista com que Graciliano apresenta os dramas humanos e o embrutecimento do homem.

Hatoum nasceu em 1952, estudou arquitetura na Universidade de São Paulo e ensinou literatura brasileira e francesa na Universidade Federal do Amazonas, além de ter sido professor residente na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). Lançou seu primeiro livro em 1989, Relato de um Certo Oriente, que lhe valeu o prêmio Jabuti de melhor romance. Foi ainda o vencedor de outros dois Jabuti, com Dois Irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005). Sua obra já foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.





POESIA E MÚSICA NOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE


 
Img: Reprodução


Os mercados públicos recebem, a partir deste sábado (15), as novidades organizadas pela Prefeitura do Recife para o circuito do forró pé de serra e recital poético. Poetas da nova safra apresentam obras especialmente preparadas para este São João, acompanhados de trios regionais, a partir das 13h.
O Mercado da Boa Vista recebe o poeta Chico Pedrosa, seguido pela apresentação do grupo Xapéu de Palha, enquanto, simultaneamente, o Mercado da Madalena recebe o poeta Marcos Passos e a banda Felicidade. Os outros mercados da cidade, por sua vez, têm tradicionalmente uma programação com a participação de poetas locais. Vale conferir!




Livros


Autópsia do Bípede
O lado contista de Marco Polo


  
No livro, Marco Polo escolhe trabalhar os contos a partir de uma perspectiva clara e simples: criar textos que narrem, de fato, histórias. “Gosto do experimentalismo, mas também aprecio ler obras com enredo, tenho uma necessidade de narrativas”, aponta o autor. Essa é, para ele, a sua estreia na prosa, ainda que tenha lançado uma plaquete com 18 contos em 1993.
Autópsia do Bíbede foi lançado pela editora carioca Confraria do Vento, que aconteceu nesta última terça (11), no Centro Cultural Correios, no bairro do Recife.





Outras Áfricas: elementos para uma literatura da África




Nesta obra, a ensaísta professora de literatura portuguesa Zuleide Duarte reúne importantes ensaios sobre autores brasileiros, portugueses e africanos num trabalho desvendamento cultural e de literatura comparada. Fernando Pessoa, Adonias Filho, e a moçambicana Lilia Momplé são alguns dos escritores estudados. Uma leitura indispensável para compreender e amar o mundo lusófono. Editora Massangana





Joaquim Nabuco & Gilberto Freyre face a face




Inaugurando a Série Joaquim Nabuco, dedicada exclusivamente a obras de e sobre o patrono da Fundação Joaquim Nabuco, Joaquim Nabuco & Gilberto Freyre face a face, da escritora e antropóloga pernambucana Fátima Quintas, é um ensaio de longo fôlego que traça um original paralelismo entre Nabuco e o autor de Casa-grande & Senzala, inclusive com um imaginoso e inesperado encontro “pessoal” desses dois gigantes da cultura brasileira. Ilustram a obra uma série de fotos de Freyre e Nabuco pertencentes aos acervos da Fundaj e da Fundação Gilberto Freyre. A autora também selecionou, dos dois autores, algumas de suas melhores frases sobre a vida e a sociedade. Editora Massangana



0 comentários:

Postar um comentário

  • a literatura em sua rede

    ano IV


Editores: Frederico Spencer, Natanael Lima Jr e Thiago Lima