TransWinter

LIMA BARRETO: O REVOLUCIONÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA

 

Postado por DCP I 29/05/2023


*Matéria de https://www.bienaldolivrojf.com.br/

 

Por Kátia Rangel*














Neste dia 13 de maio, o Brasil comemora a abolição da escravidão e também celebra o nascimento de um dos mais importantes escritores do país: Lima Barreto. Nascido em 1881, ele foi um jornalista e escritor que dedicou sua obra a retratar as condições em que vivia o povo pobre, principalmente a população negra, durante os primeiros anos da república.

 

Lima Barreto vivenciou desde cedo a dualidade entre sua educação e a realidade opressiva que cercava as pessoas negras do país. Após a morte de sua mãe, assumiu as contas da casa para sustentar sua família, enquanto trabalhava como servidor público na Secretaria de Guerra. Sua vivência inspirou seu livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma”.

 

Como homem negro vindo da classe trabalhadora, Lima Barreto utilizou suas obras e artigos para denunciar a elite burguesa brasileira que controlava o Estado e utilizava o aparato repressivo para manter o povo na pobreza. Ele escreveu: “São os argentários de todos os matizes, banqueiros, especuladores da bolsa, fabricantes de tecidos etc., que, pouco a pouco, vão exercendo coagindo por esta ou aquela forma os poderes públicos”.

 

Lima Barreto pagou caro pelo compromisso de estar ao lado do povo e utilizar sua obra como amplificador da voz dos sem-voz. Seus romances foram autopublicados porque as grandes editoras não aceitavam seu conteúdo combativo. Ele também lutou contra o racismo presente nos hospícios onde ficou internado, e escreveu o livro inacabado “Diário do Hospício” que denuncia o racismo e a luta de classes presentes nesses espaços.

 

Lima Barreto faleceu injustamente em 1922, ainda desconhecido pelos acadêmicos da época. Mas sua obra não foi esquecida. O Movimento Negro e todos aqueles que defendem uma literatura a serviço da classe trabalhadora o fazem imortal. Hoje celebramos os 142 anos de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Lima Barreto.




*Kátia Rangel é Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e gerente de projetos do portal www.bienaldolivrojf.com.br/



LIMA BARRETO: O REVOLUCIONÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA LIMA BARRETO: O REVOLUCIONÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA Reviewed by Natanael Lima Jr on 18:38 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list