TransWinter

PARA OS 11 ANOS DO ENCONTRO DE ESCRITORES NO DOMINGO COM POESIA

 

Postado por DCP em 07/08|2022

 

Por Urariano Mota*








Urariano Mota | Foto: Divulgação








Os autores pernambucano possuem em um só passo muita sorte e azar. A sorte vem do nascimento na mesma terra de Manuel Bandeira, Joaquim Cardozo, Ascenso Ferreira, Mauro Mota, Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto, Alberto da Cunha Melo, Hermilo Borba Filho, Antônio Maria, Clarice Lispector, César Leal.... Mas o azar vem de pertencerem à mesma terra desses nomes.

 

 

Imaginem o que é dizer e dizer-se “estou ao lado de Manuel Bandeira, João Cabral...”. É falar e dizer, sair e correr rápido, antes que comecem as vaias por haver cometido tamanha e despudorada pretensão. Mas, por outro lado, hoje podemos dizer que temos a sorte de poder publicar no Domingo com Poesia, esse lugar criado por Natanael Lima, que abriga a todos, grandes e pequenos, mortais e imortais que não têm onde cair mortos.

 

 

Coisa rara faz Natanael: um professor e poeta que criou um lugar que não é exclusivo das próprias criações. Isso é raro, difícil ou impossível, creiam, porque todos escritores sofremos do imenso mal da vaidade, da ridícula vaidade, e até parece que estamos em briga permanente para conquistar a glória, a glória, que não é marca de leite em pó.  É a glória de aparecer sozinho numa luta maluca do eu contra o resto do mundo. “Eu, o supremo idiota”, deveria ser dito.

 

 

Mas o mais importante vem agora. O que escrevi uma vez para o aniversário da página Domingo com Poesia, repito:

 

 

Este é o lugar onde a literatura é tratada com todo o respeito que as letras merecem. Num rápido passeio por suas edições, encontramos o melhor da poesia pernambucana e brasileira: João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Jaci Bezerra, Alberto da Cunha Melo, Cida Pedrosa, Jorge Lopes, José Luiz Melo, Maria de Lourdes Hortas, Ângelo Monteiro, José Terra, José Rodrigues de Paiva, Virginia Leal, Thiago de Mello, Diego Mendes Sousa, Tereza Tenório, Marco Polo, Valmir Jordão, Vernaide Vanderlei, Natanael Lima Jr. ...

 

 

E não só poesia, prosadores também: João Almino, Everaldo Moreira Véras, Raimundo Carrero, Paulo Caldas, Gerusa Leal, Marcelino Freire, Cícero Belmar, Moacyr Scliar, e, entre outros, este escritor que lhes fala.

 

 

 

Mas a esta altura, cabem algumas palavras mais. Para o professor que fui despertar o interesse, o amor pela literatura em aulas, era raro ou impossível. Lembro que ouvi muito a pergunta:

 

 

– O que eu ganho com isso, professor?

 

 

E com isso, o jovem, quando de classe média, queria me dizer, que carro irei comprar com a leitura de Baudelaire? Que roupas, que tênis, que gatas irei conquistar com essa conversa mole de Machado de Assis? Então eu sorria, para não lhes morder. A riqueza do mundo das páginas dos escritores, gratidão que eu tinha a quem me fizera homem eu sabia. Mas não achava o que dizer nessas horas quando o petardo de uma frase de Joaquim Nabuco ganhava a zombaria de toda a gente. Eu sorria e me punha a gaguejar coisas estapafúrdias do gênero os poetas são os poetas, Cervantes era Cervantes. E me calava, e calava a lembrança dos sofrimentos e humilhações em vida do homem Cervantes que dignificou a espécie.

 

 

– O que eu ganho com isso, professor?

 

 

Se jamais pude responder a pergunta com uma eloquência que movesse montanhas, posso pelo menos agora dizer: publicar no Domingo com Poesia é bom. As leituras que recebemos, as almas semelhantes que encontramos são um conforto. Leitores ilustres, qualificados, famosos e anônimos. Ou como bem fala o editor Natanael Lima Jr.:

 

 

“Que coisa maravilhosa, o povo lendo literatura”.

 

 

 

.................................................................

 

*Urariano Mota é escritor e jornalista, autor do Dicionário Amoroso do Recife, Soledad no Recife, O filho renegado de Deus e A mais longa duração da juventude 



PARA OS 11 ANOS DO ENCONTRO DE ESCRITORES NO DOMINGO COM POESIA PARA OS 11 ANOS DO ENCONTRO DE ESCRITORES NO DOMINGO COM POESIA Reviewed by Natanael Lima Jr on 23:30 Rating: 5

5 comentários

Recent in Recipes

3/Food/post-list