TransWinter

ENTREVISTA INÉDITA COM A POETA E ESCRITORA VERNAIDE WANDERLEI


Vernaide Wanderley I Foto: Arquivo do site



O DCP tem a alegria e a satisfação de trazer para seus inúmeros leitores a entrevista com a poeta e escritora paraibana Vernaide Wanderlei, radicada no Recife, concedida ineditamente a nossa colunista, Maria de Lourdes Hortas.

Vernaide Wanderley é escritora e poeta, sertaneja da cidade de Patos, PB. Na década de 60 migrou para o Recife, onde reside até hoje. Exerceu suas atividades profissionais de pesquisadora social sempre na Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, dedicando-se, nos últimos 10 anos, naquela Instituição, ao estudo geo-sócio-antropológico do espaço e lugar Sertão, a partir de obras literárias. Participou do grupo de escritores que reabriu a União Brasileira de Escritores de Pernambuco (1985) UBE- Recife, PE. Participou do grupo de base do Movimento Pirata (1980-1984). Publicou: Tatuagem, poesia, 1981; Litorgia, poesia, João Pessoa, 1987; Duas histórias de guia, (para crianças) Recife, 1992; Rota dos Inocentes, (conto-poema) Recife, 1992; As Raízes que invadiram a Casa (ficção), São Paulo, 2012.



DCP - Vernaide, você lançou recentemente o livro de poesia GEOMETRIA DAS PEDRAS. Para você, o que significou esse trabalho?

VW - O que dizer, quando reunimos poemas inéditos e antigos num só livro? Geometria das Pedras (Poemas reunidos), é um trabalho da vida inteira, nele estão corpo, alma, vísceras e sentimentos mesclados de sertão e mar. É minha inserção e visão de mundo, transfiguradas para falar e me comunicar com o outro!

DCP - Sei que nasceu no sertão e lá passou a infância. O título Geometria das Pedras tem alguma coisa a ver com a sua história?

VW - Tem bastante a ver com meu sertão paraibano, onde nasci e fui criança. Quando comecei a escrever poemas, não sabia que era tão forte a presença dessa terra em mim: seu povo, o sol escaldante, suas grandes estiagens e inverno chuvoso banhando verde nas plantações. Talvez seja esse o destino dos migrantes – moro no litoral recifense desde a adolescência - a dupla identidade marcada, encravada em nossa pele inteira!

DCP - Na apresentação do livro em questão, Maria de Lourdes Hortas aponta o envolvimento de sua poesia com as questões sociais? Você confirma isso?

VW - O social, sim! Como fugir disso é algo estranho, nem sei ser possível. Tenho uma preocupação imensa com todos com os quais convivo e, especialmente, com aqueles que vivem à margem do minimamente aceitável E isso é gritante em nosso país, especialmente na região nordestina onde vivemos.

DCP - Que significa para você a palavra?

VW - A palavra é o instrumento mágico que usamos para nos comunicar. Na poesia, ela é imprescindível tem sangue nas veias. Lembro agora de um estrangeiro com o qual conversei e ele falava: Como e por que o Brasil tem tantos significados para uma mesma palavra? E isso é inquestionável é também alucinante – especialmente quando a palavra veste a túnica da literatura, seja na prosa seja na poesia!

DCP - E a poesia como a define?

VW - Talvez, a resposta já esteja em todo o contexto dessa breve entrevista. Poesia é a forma “mais rebuscada, terrível e encantadora” que encontramos para nos fazer ouvir e ser entendido no mundo. Já defini poesia indo aos textos e livros teóricos sobre Literatura, agora prefiro defini-la da forma mais simples possível! Assim, a poesia fica mais íntima, uma companheira velha e querida que me faz respirar, sorrir e/ou chorar!

DCP - Como foi a sua participação na Edições Pirata?

VW - Aconteceu da forma mais natural possível. Tive a sorte de trabalhar na Fundação Joaquim Nabuco, celeiro de grandes poetas que moravam em nossa Recife. A ideia surgiu dos poetas Alberto da Cunha Melo e Jaci Bezerra – amigos e companheiros de trabalho e fomos nos agregando e participando efetivamente. Inicialmente, era fazer o livro e publicar artesanalmente os poetas da cidade! A partir do primeiro livro, do poeta Arnaldo Tobias (1979), a coisa foi tomando uma proporção quase incontrolável, transformando-se em Movimento Pirata, um dos mais sério e atuante de Recife-PE e do país na década de 80 – junto com outros de igual valor! Evoluiu para Edicões Pirata e o restante da história já está decantada em verso e prosa e já se vão 40 anos – comemorados na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Vem mais por aí... aguardem!

DCP - Como vê a relação entre internet e a literatura?

VW - Vejo como um veículo através do qual podemos ter a oportunidade de ler excelentes textos literários, (re)encontramos amigos e fazemos novos parceiros que escrevem (poesia ou prosa), discutimos literatura, e somos estimulados até a publicar em livros nossos trabalhos – como aconteceu agora com o Geometria das Pedras. Mas venho da década de 80 (publiquei o primeiro livro) não tive coragem de publicar em E-book. Gosto ainda do cheiro do papel! O próximo não sei como será... (?) 

ENTREVISTA INÉDITA COM A POETA E ESCRITORA VERNAIDE WANDERLEI ENTREVISTA INÉDITA COM A POETA E ESCRITORA VERNAIDE WANDERLEI Reviewed by Natanael Lima Jr on 05:02 Rating: 5

6 comentários

  1. Uma brilhante entrevista em que tudo sabe e cheira a poesia! Vernaide Wanderley, toda ela é poeta (ou poetisa), seja em poema ou em prosa. Desde o primeiro poema que li de Vernaide fiquei seu fã! Venham mais livros! Pode ser em papel ou não... José Bray

    ResponderExcluir
  2. Gratíssima meu amigo Bray! Tomo suas palavras com estímulo a continuar neste oficio de escrever poemas e ficção: é um ato de estar na vida e poder respirar! Beijos



    ResponderExcluir
  3. Já respondi 2 vezes amigo, não sei se gravou! Esquisito... Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vernaide, minha prima Verna, como a chamo, é uma das minhas escritoras preferidas, por seu imenso talento e suas raízes permanentes com o povo sertanejo!

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list