TransWinter

PANORAMA LITERÁRIO



Biblioteca do Cabo celebra os 150 anos da obra ‘Alice no país das maravilhas’

Postado de cabo.pe.gov.br | novembro 4, 2015 | texto de Rosemberg Nascimento* | Ascom da SME | Cabo






Para celebrar os 150 anos da célebre obra Alice no País das Maravilhas, escrita pelo inglês Lewis Carrol, no século XIX, a Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, situada no Centro do Cabo de Santo Agostinho, montou uma programação especial. As atividades iniciam nesta quinta-feira (05/11) e encerram no dia 13, voltadas aos aficionados pelo clássico universal e aos que querem conhecer um pouco mais sobre a obra. A entrada é gratuita.

Quem for à biblioteca durante esses dias desfrutará de palestras, oficinas, contação de histórias, recitais, além de uma belíssima exposição itinerante, criada por artistas pernambucanos. Foram contempladas com a exposição as cidades do Cabo, Igarassu, Ferreiros e o Instituto dos Cegos do Recife, porém cada uma conta com uma programação diversificada.

No Cabo, a abertura ficará a cargo do professor e escritor Mauro César, que conduzirá um bate-papo sobre aspectos importantes da obra de Alice para Literatura Universal, bem como do seu escritor. Na manhã do dia 05, os presentes ainda serão contemplados com contação de histórias pela professora Ana Paula Saboia. Ao longo da semana, os cabenses também poderão contar com oficinas de dobraduras de papel, leitura de peça teatral, dança, além de recital de cordel sobre Alice com o cordelista cabense Esperantivo. Outro atrativo à parte será a contação de histórias pelo Grupo Encatare, que virá de Igarassu, a TV Biblioteca e a apresentação do coral dos alunos da Escola Municipal Professora Maria Thamar, no encerramento da exposição, regido pelo professor André Reiger.

Para a gestora da Biblioteca Pública Estadual, Roberta Guedes, a intenção das atividades é de divulgar a obra e promover o gosto pela leitura em todas as faixas etárias. “A nossa intenção é fazer com que as pessoas conheçam essa história, que produz várias intertextualidades ao longo da sua existência e ganhou todo o mundo. A programação foi feita para todos os públicos, de todas as faixas etárias. Sem dúvidas, será uma atividade linda e enriquecedora culturalmente”, destaca Guedes.

A coordenadora da Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco, Erenir Paixão, também está muito empolgada com a escolha do equipamento, dentre os vários municípios pernambucanos, para exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”. “Minhas expectativas são as melhores possíveis, pois nossa Biblioteca foi contemplada dentre as centenas que existem no estado. Por essa razão, preparamos uma linda programação destinada a todas as faixas etárias. Aproveito para convidar a todos os cabenses para a abertura, assim como para os demais dias de atividades. Não poderia deixar também de agradecer a todos que gentilmente aceitaram participar de nossa programação”, frisou Paixão.

Para realizar a visita de grupos maiores, dirigentes e professores das escolas municipais, estaduais e particulares devem entrar em contato com a Biblioteca através do telefone 3524-9202.

Confira a programação completa:

05/11 (Quinta)
9h- Abertura (Professora Erenir Paixão)
9h15- Início da Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30– Contação de história

06/11 (Sexta)
9h- Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30-Leitura de Poemas e contação de história (Educadores: Natanael Lima Jr e Ana Paula Saboia)
10h- TV Biblioteca

09 /11 (Segunda)
9h- Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30- Oficina de dobraduras de papel (Profa. Ana Paula Saboia)
10h- TV Biblioteca

10 /11 (Terça)
9h- Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30- Contação de história com o “Grupo Encatare” (Igarassu/ Professoras Ilka e Xanda)
10h- TV Biblioteca
11 /11 (Quarta)
9h- Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30- Oficina: Leitura de Peça Teatral (Profa. Evânia Copino)
12 /11 (Quinta)
9h- Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30- Contação de história do Livro “Leleco, a lagartixa que perdeu a calda” (Escritora Abigail Souza)
10h30- Recital de Cordel “Alice no País das Maravilhas” (Poeta Esperantivo)
13 /11 (Sexta)
9h- Encerramento da Exposição “150 anos de Alice no País das Maravilhas”
9h30- Culminância da Exposição- Apresentação e oficina de Dança (Professor André Almiro Fabrini Rieger)

*Rosemberg Nascimento é graduado em Letras – Português/Espanhol (UFPE), Mestre em Linguística (UFPE), Coordenador de Linguagens da Rede Municipal de Ensino do Cabo e da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria Municipal de Educação do Cabo.


Poesia Viva nas Escolas da Mata Sul de Pernambuco






Os poetas Joca de Oliveira, representando a sua cidade natal (Ribeirão), Admmauro Gommes (Xexéu / Mata Sul), Natanael Lima Jr. (Jaboatão dos Guararapes / Grande Recife) e a poetisa Júlia Lemos (Recife), realizam
o quarto recital do projeto POESIA VIVA NAS ESCOLAS DA MATA SUL, na última semana deste mês de novembro (quarta-feira, dia 25. das 13 às 15 horas), na Escola Padre Américo Novais (Centro-Ribeirão).
A partir de março do próximo ano o projeto será realizado em Escolas de Ensino Médio dos municípios de Cortês, Amaraji, Rio Formoso e Gameleira.
Incentivo : Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura /
Governo do Estado de Pernambuco



Linha de Risco nas livrarias






Você já pode adquirir o livro ‘Linha de Risco’ dos poetas pernambucanos Frederico Spencer e Natanael Lima Jr., nas Livrarias da Rede Imperatriz (Shoppings Recife, Guararapes, Tacaruna e Plaza) e Livraria Jaqueira. O livro reúne 30 poemas de cada autor, numa celebração aos 30 anos de militância literária, com prefácio do poeta Raimundo de Moraes e depoimentos de Marco Polo Guimarães, Juareiz Correya, Fernando Farias, Ivan Marinho, José Luiz Mélo, Antonio de Campos, entre outros. 
PANORAMA LITERÁRIO PANORAMA LITERÁRIO Reviewed by Natanael Lima Jr on 07:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list