TransWinter

Ventas sedentas de novos ares

por Adriano Marcena*





Img: Reprodução

A velha pergunta Pra que serve a literatura? Parece não esmorecer diante das agonizantes certezas das fragmentações utópicas. Servirá ela para o exercício através da palavra com fins de deleite estético e refinamento das emoções humanas? Exercerá a função de plataforma para defesa de causas político-ideológicas? Será transmissora dos conhecimentos de uma coletividade e o escambau a quatro? Tentar explicá-la nos parece um ato irrealizável diante das inúmeras possibilidades interpretativas e pragmáticas: o que fazer com ela?

Inegavelmente óbvio é que ela deve ser ‘útil’ no seio de uma sociedade excentricamente consumista. Aliás, o sonho de qualquer ser das letras (escritores, editores, críticos, pesquisadores, livreiros e leitores) não é que a obra literária deva ser consumida ao extremo, literalmente devorada? Contudo, muitos defendem a ideia de que a literatura não é produto para consumo frívolo, descartável, puro passatempo: guarda em si uma tênue fatia do gênero humano que pode ser enlaçada e transformada em linguagem. Deverá a literatura também questionar a futilidade do consumo desmesurado?

No Brasil, se o consumo desmedido estivesse enraizado em ‘consumir’ de forma voraz a produção literária, haveria algum questionamento? Parece-nos que não, pois acreditamos que a obra literária só traz benefícios aos humanos. Ela não carrega em si algum malefício, mesmo sendo arte e não ‘produto’? Então, não há um lado desumano na literatura? Ou este lado de desumanização se manifesta somente quando a obra não captura a suposta fatia das contraditórias experiências humanas? No tocante, estaríamos falando de literatura pobre, subutilização da linguagem ou em um discurso que não ajuda a mover as molas precípuas da sociedade ou das nossas emoções individuais? Que anseios nossos discursos se encaixam melhor? Será que só os discursos artísticos confortam a insaciável alma atordoada e os sonhos de uma coletividade? Claro que não.

Será que não é preciso desglamourizar mais uma vez a visão redentora da literatura e das outras formas de arte? Mas é evidente que essa provocação aqui levantada já caducou. A visão que a arte é uma espécie de ‘elixir salvador’ que purificará aqueles que manterão contato com ela, beira ao risível. Literatura não é livro sagrado e, quanto mais profana, mais humana.

Válido mesmo é que a literatura existe (nem que seja para questionarmos sua ‘função’ em nossas vivências ou para abalar nossas funções diante da sua existência) e pulsa feroz para ser na realidade imaginária e social um fragmento das nossas subjetivações. Sem a capacidade de fabular seríamos humanos? Será que tal aptidão não seria mais uma ação que nos diferencia das demais espécies?

Não se pretende salvar o mundo com as artes, pois esta utopia dodecafonicamente parece que desafinou e perdeu seus belos adornos. Sem perder o ânimo por inteiro e montado no lombo de um discurso cidadão, luta-se por uma política pública de cultura democrática – inclusiva e participativa – que não enfraqueça os brasileiros que se debruçam sobre o ofício da palavra, justo aqueles que só enxergam parte do sentido da vida em produzir ou estudar literatura, e também o acesso dos brasileiros ao Brasil literário, um Brasil imaginado pela riqueza da oralidade e pelos mouses inquietos e inventivos ofertados pela palavra escrita, concreta e virtual. É preciso literalmente não aturar os modelos mofados que são esfregados em nossas ventas sedentas de novos ares.

Não desalentar e cobrar das gestões públicas proposições concretas para o segmento cultural, pois muitas conquistas foram alcançadas ao longo dos últimos anos, porém, outras, teimosamente imperam e emperram nossos sonhos cidadãos.

Muitos mandatos são como saborosos confeitos, causam forte impacto de agradabilidade ao primeiro contato com a boca, mas têm data de validade na embalagem. E a velha pergunta insiste em vagar entre nós: Pra que serve a literatura?

*Adriano Marcena é escritor, historiador, professor e dramaturgo
Ventas sedentas de novos ares Ventas sedentas de novos ares Reviewed by Natanael Lima Jr on 09:05 Rating: 5

7 comentários

  1. Parabéns, Adriano Macena, extraordinária matéria.... Continue nos brindando com seu saber. Cordiais abraços de Verluce Ferraz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Adriano sempre é enfático quando fala, suas opiniões são sempre abalizadas e tem endereço certo. Obrigado pela visita, volte sempre.

      Excluir
  2. Gostei da matéria, continue nos brindando com outras. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verluce, ficamos felizes com seu comentário. Realmente um excelente artigo do Adriano.

      Excluir
  3. Marcena, em cena com afiadas e objetivas explanações. Parabéns, véi!

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list