TransWinter

‘SOLO PARA VIALEJO’ DE CIDA PEDROSA VENCE O JABUTI

PUBLISHNEWS, REDAÇÃO, 27/11/2020 




Livro de Cida Pedrosa levou o troféu na categoria Poesia e o de Livro do Ano. ‘Solo para vialejo’ é uma ‘busca das raízes sertanejas’ da autora.




Cida Pedrosa foi a vencedora

do Prêmio Jabuti 2020 | © Reprodução Facebook






Em uma cerimônia virtual comandada pela jornalista Maju Coutinho, o Prêmio Jabuti anunciou os vencedores da sua 62ª edição. Pela segunda vez na história recente do Prêmio, um livro de poesia escrito por uma pessoa nordestina foi escolhido como Livro do Ano. Em 2018, o cearense Mailson Furtado levou o Jabuti Dourado por À cidade. Agora, foi a vez da autora pernambucana Cida Pedrosa ganhar o prêmio com o livro Solo para vialejo, publicado pela Cepe Editora. Além da estatueta, a autora recebe o prêmio de R$ 100 mil. O livro também venceu na categoria Poesia.

 

Ao agradecer pelo prêmio, Cida declarou que Adélia Prado, a homenageada desta edição, é sua referência poética e falou sobre o significado da sua obra que demorou dois anos para ficar pronta. “Este livro é minha entrega pra literatura”, declarou. “Esse é um livro sobre nossas negritudes, várias, sobre nossas indigenices, sobre nossas branquitudes. Este é um livro em busca da música, em busca de mim, das minhas raízes sertanejas. É um livro que eu me entrego inteira ao sertão e suas negritudes”, disse. Cida, que acaba de se eleger vereadora por Recife, nasceu em Bodocó, na região do Sertão do Araripe, em Pernambuco e tem sete livros de poemas publicados. No seu discurso, ela declarou que doará parte do prêmio ao seu partido, o PCdoB.

 

Em Romance Literário, o ganhador foi Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr. Uma mulher no escuro (Companhia das Letras), de Raphael Montes, venceu a categoria Romance de Entretenimento, novidade desta edição. Em Conto, o primeiro lugar ficou com Urubus (Confraria do Vento), de Carla Bessa. Em Crônica, Uma furtiva lágrima (Record), de Nélida Piñon.

 

A categoria História em Quadrinhos ficou para Silvestre (DarkSide), de Wagner Willian Menezes de Araújo. Da minha janela (Companhia das Letrinhas), de Otávio Cesar Jr., ficou com o troféu na categoria Infantil. Em Juvenil, o vencedor foi Palmares de Zumbi (Nemo / Autêntica), de Leonardo Chalub.

 

 

 

DEPOIMENTOS DE CIDA PEDROSA

 

 

“Solo para Vialejo é uma busca para dentro de mim, para dentro do Brasil”.

 

“Meu ‘Solo para Vialejo’, minha Bodocó e meus pais que hoje moram no céu dos sertanejos”.

 

“Um trabalho de dois anos que se espraiou pelas páginas desse livro, a partir de palavras e sons que não cabiam mais na cabeça dessa poeta sertaneja”.

 

“Solo para Vialejo acabou de receber o Prêmio Jabuti nas categorias ‘Poesia’ e ‘Livro do Ano’, gente amada! Uma caminhada que começou aos 15 anos, quando cheguei no Recife e, desde lá, sempre fazendo da poesia a minha guia”.

 

“Nesse livro, é como se eu fosse fazendo os caminhos que os negros, negras e índios fizeram para o Sertão. É a história do meu povo, de Bodocó, uma cidade que tem músicos incríveis. Vou cantando desse som, dessas imagens”.

 

“A luta pelo livro é muito mais do que pelo objeto. É a luta por um povo crítico e contra o obscurantismo negacionista”.


 


‘SOLO PARA VIALEJO’ DE CIDA PEDROSA VENCE O JABUTI ‘SOLO PARA VIALEJO’ DE CIDA PEDROSA VENCE O JABUTI Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:04 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list