TransWinter

ESCRITORES E LEITORES INDICAM LIVROS PARA ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL



Por Natanael Lima Jr.













Diante do isolamento social provocado pela pandemia do covid-19, o DCP perguntou a vários leitores, escritores, poetas, jornalistas, professores, no sentido de indicarem livros para estimular a leitura neste momento de quarentena, encabeçando uma saudável “campanha do bom vírus”.

As recentes medidas de restrições impostas pelo aumento de casos do coronavírus limitaram a rotina da população, mas, por outro lado, podem ser uma grande oportunidade para mergulharmos no vasto universo dos livros. Neste post você encontra importantes referências de obras de diversos gêneros e da área do conhecimento.

São mais de 130 dicas de livros que irão contribuir para estimular o hábito da boa leitura nestes dias de isolamento. #FiqueEmCasa #domingocompoesia 









 Maria De Lourdes Hortas (PE), poeta e escritora 

Os Maias, Eça de Queiroz; O Memorial do Convento de José Saramago; Poesia Completa de Carlos Drummond de Andrade; Livro das Incandescências, Jaci Bezerra; Poema Aceso, Tereza Tenório; Oração pelo Poema, Alberto da Cunha Melo; Memorias do Navegante, José Rodrigues de Paiva; Nordestinados, Marcus Accioly - pernambucanos, Geração 65; As raizes que invadiram a casa, ficção,de Vernaide Wanderley/ Ed. Patuá, Sao Paulo; Ensaio Sobre a Canção Arida, poesia, de Natanael Lima; Os Dias, poesia, Weydson Leal.


Diego Mendes Sousa (PI), ensaísta e poeta 

Cara de cão de José Santiago Naud; Susana - Elegia & Inventário de Gerardo Mello Mourão; Os viventes de Carlos Nejar; Íntima fuligem de Astrid Cabral; A insônia do mar de Everaldo Moreira Véras; Revolução na Pauliceia (Semana de Arte Moderna de 1922) de Cláudio de Cápua; Vieira na ilha do Maranhão de Ronaldo Costa Fernandes; Viagem ao Harz de Heinrich Heine; História da Amazônia de Márcio Souza; Estranha alquimia de Antonio Cicero.


Lucia Souza (RN), dirigente espírita e tem a leitura como seu principal hobby

Uma história de Deus, de Karen Armstrong; O que Jesus disse, o que Jesus não disse, de Bart D. Erhman; Judas, o obscuro, de Thomas Hardy; A felicidade, Desesperadamente, de André Comte-Sponville; Pássaros feridos, de Coleen Maclough; Contra-história da Filosofia, de Michel Onfray.


Valmir Jordão (PE), poeta

Catimbó, Ascenso Ferreira; Lucila Nogueira, Zinganares; Museu da Noite, Fernando Monteiro; Do Moço e do Bêbado, Erickson Luna; Noticiário, Alberto da Cunha Melo; A Lenda dos Cem, Gilvan Lemos; Geometria das Pedras, VernaideWanderley; Miró até agora, Miró da Muribeca; Coisa Ruim, Francisco, Espinhara; Literadura, Eunápio Mário.


José Nivaldo Junior (PE), publicitário e escritor

Tudo pelos ares – amor e cólera em tempos de lava jato, Ed. Bagaço, José Nivaldo Júnior, www.tudopelosares.com.br


Jose Terra Correia (PE), poeta e produtor cultural

Libertinagem de Manuel Bandeira; Pep Guardiola; A Evolução - de Martí Perarnau; Sentimento do Mundo e Amar se Aprende Amando de Carlos Drummond de Andrade.


Zé De Lara Zé Lara (PE), contista e poeta

Deem minhas lembranças ao professor Pablo, do CAC, o grande especialista do ensino à distância; O nobilíssimo; Acento diferencial; os três livros que eu citei têm versões digitais gratuitas no formato PDF. Obs:
download gratuito; Conexão cósmica, de Ervin Lazlo; Ponto de mutação, de Fritjof Capra; Crítica da economia política, de Karl Marx.


João Francisco Lima Santos (PE), poeta 

Decamerão, Boccaccio; A Divina Comédia, Dante; Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal, organizador: Flávio Moreira da Costa; Poesia Completa, Alberto da Cunha Melo; Fernando Pessoa, uma quase autobiografia. José Paulo Cavalcanti Filho; Latinomérica, Marcus Accioly; O Breve Fugor do Tempo: poesia reunida, José Rodrigues de Paiva; Geometria das Pedras: poemas reunidos, Vernaide Wanderley; O Azul Também se Revolta, Paulo Gustavo; Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira.


Andréa Cohim (PE), roteirista e produtora audiovisual

Coração das Trevas de Joseph Conrad; Durante aquele estranho chá, de Lygia Fagundes Telles!


Priscila Prosini (PE), odontóloga e poeta

Pós-F de Fernanda Young e Rita Lee - uma autobiografia.


Virginia Leal (PE), professora universitária, poeta e escritora

Em busca do tempo perdido, de PROUST, Marcel. Rio de Janeiro: Globo, 2006, 7 volumes.


Marcelo Mario de Melo (PE), jornalista e poeta

Adversos Resistentes, de Marcelo Mário de Melo, acessível neste email: marcelomariodemelo@gmail.com


Sidney Nicéas (PE), escritor

Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino; O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo, de Raimundo Carrero; Nossa Teresa - Vida e Morte de uma Santa Suicida, de Micheliny Verunschk; O Efeito Lúcifer, de Phillip Zimbardo; A Última Tentação, de Nikos Kazantzakis; Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbeux; Inflamável, de Alexsandro Souto Maior.


Rogério Robalinho (PE), produtor cultural e idealizador da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

Guerra do Fim do Mundo, de Mário Vargas LIosa.


José Luiz de Almeida Melo (PE), cardiologista, poeta 

A guerra não tem rosto de mulher”, da russa Svetlana Aleksiévitch.


Taciana Valença (PE), poetisa e produtora cultural

Senhora das Savanas, de Hilton Marques; Dr. Fausto, Thomas Mann.


Vernaide Wanderley (PE), socióloga, escritora e poeta

POESIA /T. S. ELIOT; trad. Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.; OBRA POÉTICA. Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar S.A, 1976.; POESIA COMPLETA DE ALBERTO CUNHA MELO. Rio de Janeiro: Record, 2017.; NOS BASTIDORES DA POESIA. Maria de Lourdes Hortas. Recife: Edições Imagética, 2019.; LIVRO GERAL – POEMAS. Carlos Pena Filho; POEMAS RECIFENSES. Valmir Jordão. Recife: Ed.Escalofobética/Edições Audax, 2019.; O AMOR NO TEMPO DE CÓLERA – Gabriel Garcia Marques; ESCREVER. Margueríte Duras. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.; O ALEPH. Jorge Luis Borges. Porto Alegre: Globo, 1972.; A POÉTICA DO ESPAÇO. Gaston Bachelard. São Paulo: Martins Fontes, 1993.


Erenir Paixão (PE), coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Joaquim Nabuco (Cabo de Santo Agostinho)

Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto; O nome da rosa, de Umberto Eco; Laços de família, de Clarice Lispector; Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector; Metanoia – vidas transformadas, transformando o mundo, de Manoel Araújo.


Natanael Lima Jr. (PE), pedagogo, poeta e editor

O Inquisidor, de Ângelo Monteiro; Estudos sobre as tragédias de Sêneca, de Zélia de Almeida Cardoso; Nem Anjos, Nem Demônios, Mario Sergio Cortella e Monja Coen; Os últimos poemas - o mar e os sinos, de Pablo Neruda; Poesia para quê? - a função social da poesia e do poeta, de Carlos Felipe Moisés; Meu querido canibal, de Antonio Torres; Desdizer, de Antonio Carlos Secchin; Nos bastidores da poesia, de Maria de Lourdes Hortas; Poemas recifenses, de Valmir Jordão; Tinteiros da casa e do coração desertos, de  Diego Mendes Sousa; Carniça total - três contos malassombrados, de Zé De Lara.


José Rodrigues de Paiva (PE), professor universitário, escritor e poeta

A peste, de Albert Camus; Viagem à roda do meu quarto, Xavier de Maistre; Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust; A montanha mágica, de Thomas Mann; Memórias de Adriano (e/ou A obra em negro), de Marguerite Yourcenar; Poesia lírica, de Camões; Obra poética, de Fernando Pessoa; Os Maias, de Eça de Queirós; Memorial do convento, de José Saramago; Para sempre, de Virgílio Ferreira.


Juareiz Correya (PE), poeta e editor

Poemas de Ascenso Ferreira; Sol das almas, de Hermilo Borba Filho; Os ambulantes de Deus, de Hermilo Borba Filho; Poemas reunidos, de Jorge Lopes; O caso eu conto, como o caso foi, de Paulo Cavalcanti; Contos, de Hermilo Borba Filho; Poesia reunida de Maria de Lourdes Hortas (Ebook); A noiva da revolução, de Paulo Santos de Oliveira; No caminho, com Maiakovski, Eduardo Alves da Costa; Confesso que vivi, de Pablo Neruda; Pernambuco, terra da poesia, de Antonio Campos e Cláudia Cordeiros (organizadores).


Alberto Lins Caldas (PE), editor, escritor e poeta. Atualmente reside em Paris

Jakob Von Gunten (Robert Walser); As Brasas (Sandor Marai); Juventude (Joseph Conrad); A Metamorfose (Franz Kafka); Todas as Manhãs do Mundo (Pascal Quignard); Silvia (Gerard de Nerval); O Perfume (Patrick Süskind); A Casa das Belas Adormecidas (Yasunari Kawabata); Memórias de Minhas Putas Tristes (Gabriel Garcia Márquez); À Espera dos Bárbaros (J.M. Coetzee); O Sobrinho de Rameau (Denis Diderot); O Jovem Törless (Robert Musil).


Antônio Torres (BA), escritor, jornalista e da ABL

O senhor agora vai mudar de corpo, de Raimundo Carrero; Rua de dentro, de Marcelo Moutinho; Rua do escritor – Crônicas sobre leitura, Henrique Rodrigues; O Pêndulo de Euclides, Aleilton Fonseca; O último dia da inocência, de Edney Silvestre.


Frederico Spencer (PE), sociólogo, contista, poeta e editor

O oráculo da noite, de Sidarta Ribeiro; A lei é uma senhora com sangue de lagarto, de Edgar Mendes Nunes; Essa Terra, de Antônio Torres.


Antonio Carlos Secchin (RJ), poeta, ensaísta, ficcionista e da ABL

“Uma vez que não posso passear pela cidade, trago a cidade para dentro de casa. Para isso, recomendo, em altas dosagens”: 200 crônicas, de Rubem Braga; Uma janela em Copacabana, de Luiz Alfredo Garcia-Roza; O Centro das nossas desatenções, de Antônio Torres; A antologia Rio de Janeiro em prosa e verso, organizada por Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira; Metrópole à beira-mar – O Rio moderno dos anos 20, de Ruy Castro. 


Raimundo de Moraes (PE), escritor, poeta, jornalista e publicitário

Nesses dias de distanciamento social, nada melhor do que entregar-se ao prazer de ler textos leves de alguns mestres da nossa literatura. O gênero crônica – que tem origem nos folhetins da França no século XIX e que no Brasil adquiriu características próprias – tem essa perspectiva de nos trazer para mais perto do autor, do seu cotidiano e, muitas vezes, para mais perto das suas lembranças. Indico para os queridos confinados e confinadas os ótimos: Fala, amendoeira, de Carlos Drummond de Andrade; Coletânea das melhores crônicas, de Rachel de Queiroz; Felicidade clandestina, de Clarice Lispector; Recado de primavera, de Rubem Braga; Comédias da vida privada, de Luís Fernando Veríssimo

Sugestões de leitura pra quem está com crianças pequena em casa e quer sair da rotina “vai jogar no celular, meu filho”. Duas sugestões podem agradar também os adultos. A primeira é O caprichado, box, com dois volumes ilustrados com 77 contos de Chistian Andersen, traduzidos  sem censura por Alice Klesck, Pepita Leão e Tiago Ponce de Moraes. O segundo é o Fábulas italianas, resultado de uma profunda pesquisa realizada por Ítalo Calvino. Histórias curtas e na maioria cheias de humor. Outros livros que gosto e indico: Antologia ilustrada da poesia brasileira, organizada por Adriana Calcanhotto; A bolsa amarela, de Lygia Bojunga; O bicho alfabeto, de Paulo Leminski; O gato malhado e a andorinha sinhá, de Jorge Amado; O homem que não parava de crescer, de Marina Colasanti; Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado; O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector; Meus dois pais, de Walcyr Carrasco. E não esquecer os pernambucanos: Sem pé nem cabeça e O presente de Júlia, de Cícero Belmar; O menino da gaiola, de Cleyton Cabral; Carolina, de Gerusa Leal. 


ESCRITORES E LEITORES INDICAM LIVROS PARA ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL ESCRITORES E LEITORES INDICAM LIVROS PARA ESTE PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:02 Rating: 5

2 comentários

Recent in Recipes

3/Food/post-list