TransWinter

DOUGLAS MENEZES, FELIZMENTE A VIDA CONTINUA...



por Douglas Menezes*




Imagem reprodução / Google




Pois novamente a ilusão acaba e se renova para um novo carnaval. Todo ano tem, todo ano vem, igual e diferente. O amanhecer traz a novidades de um novo momento, como o por do sol prenuncia a manhã chegante. A natureza faz isso pra que a gente se renove ou se mantenha rotineiro, feliz, ou não. Ou a quarta-feira não é igual à outra qualquer? Acho mesmo, nem tão ingrata assim.

Pois, para o bem ou para o mal, a vida continua, com milhões lutando pela sobrevivência ingrata, sem a chance de alguns, a festejarem o carnaval da abastança, muitas vezes, conseguida através da esperteza e da exploração dos mais humildes.

Também eu acho que carecemos de ilusão, um pouco. Ela traz poesia à vida, sustenta os sonhos, ajuda aguentar os trancos da existência pesada, de uma dureza a não se suportar, muita vez. Por isso, um pouco de carnaval prolonga a utopia de que se é feliz, ao menos uma vez por ano. Daí a dor ao terminar esse reinado de fantasia. Quando o pobre se sente um pouco elite, um pouco rei e rainha.

Enfim, amanhã as cinzas estarão dissipadas na quinta-feira cotidiana, com os foliões fazendo as contas juvenis, aguardando de novo o momento de se virar criança, na busca do próximo carnaval de ilusões e sonhos e cinzas ingratas.


Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro de 2020, Douglas Menezes.






*Douglas Menezes nasceu no Cabo de Santo Agostinho/PE, Região Metropolitana do Grande Recife. Foi contista, ensaísta, cronista e professor de ofício das Redes Pública e Particular de Ensino. Pós-graduado em Literatura Brasileira pela Faintivisa e em Leitura, Compreensão e Produção Textual pela UFPE e membro fundador da Academia Cabense de Letras. Em 1992, foi galardoado com o Prêmio Literário, promovido pelo Governo do Estado e o Diario de Pernambuco, sobre os “Cem anos do escritor Graciliano Ramos”. Autor de 10 livros. O seu mais recente livro de crônicas, lançado em 2019, foi “Uma canção, por favor”. Douglas faleceu no dia 26 de fevereiro de 2020, na sua cidade natal, onde declarava cotidianamente o seu amor em prosa e verso. A crônica “Felizmente, a vida continua” foi a última publicada em sua página no Facebook. Fica aqui a nossa saudade, gratidão e eterna amizade. 

DOUGLAS MENEZES, FELIZMENTE A VIDA CONTINUA... DOUGLAS MENEZES, FELIZMENTE A VIDA CONTINUA... Reviewed by Natanael Lima Jr on 05:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list