TransWinter

TOP SÉRIE DCP: OS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL






O site DCP realizou uma enquete com seus seguidores, através das redes sociais, no período de 09 a 13 de dezembro, com alguns clássicos essenciais da literatura mundial que não haviam ainda sido publicados nesta coluna. A enquete indagava: “Indique dois livros da relação abaixo que deveriam ser divulgados no Top série DCP: Os maiores clássicos da literatura mundial”. Veja abaixo o resultado por ordem de votação:

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas - 11 votos
2. 1984 - 08 votos
3. Crime e Castigo - 07 votos
4. Hamlet - 06 votos
5. A Metamorfose - 06 votos
6. As flores do mal - 05 votos
7. Admirável mundo novo - 04 votos
8. O lobo da estepe - 04 votos
9. O estrangeiro - 03 votos
10. Orgulho e preconceito - 02 votos
11. O retrato de Dorian Gray – 1 voto

Portanto, as obras mais citadas foram “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis (11 votos) e “1984”, de George Orwell (08 votos). Esperamos que essa iniciativa contribua para o incentivo da boa leitura e estimule esse  importante hábito para a formação intelectual, cognitiva e cultural da sociedade brasileira.






“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis (1881)*



É um romance escrito por Machado de Assis, desenvolvido em princípio como folhetim, de março a dezembro de 1881, na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional. O romance conta a história daquele que é considerado o maior hipócrita da literatura brasileira: Brás Cubas, personagem tipicamente burguês, sem objetivos e bastante contraditório que resolve escrever sua história depois de morto, tornando-se o primeiro autor defunto da humanidade. A narrativa é marcada pela desordem cronológica, o excesso de transgressões e reflexões – que muitas vezes suspendem a narrativa por muitos capítulos – e a aparente falta de conexão entre os pensamentos do narrador e o que é contado. O romance também é recheado de ironia e bom humor, como recursos para combater verdades absolutas, e pede um leitor bastante atento e desconfiado quanto às afirmações do narrador. Além desses elementos, Machado de Assis lançou mão de outros para criticar a sociedade de sua época, bem como suas filosofias: o Humanitismo, a frágil inteligência de seu narrador e seu espírito mediano. Isso já basta para se perceber que estamos diante de uma obra singular. Boa leitura!

*Fonte: saraiva.com.br





“1984”, de George Orwell (1949)*



Publicada originalmente em 1949, a distopia futurista “1984” é um dos romances mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Lançada poucos meses antes da morte do autor, é uma obra magistral que ainda se impõe como uma poderosa reflexão ficcional sobre a essência nefasta de qualquer forma de poder totalitário. George Orwell foi pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.

*Fonte: amazon.com.br





TOP SÉRIE DCP: OS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL TOP SÉRIE DCP: OS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA MUNDIAL Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:57 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list