TransWinter

PISANDO O SEXTO ANO


5 anos de domingueira literária



Entre os 2 e os 7 anos de idade, segundo Piaget - em sua teoria do desenvolvimento humano, se inicia a função simbólica ou semiótica no sujeito, nesta fase dar-se o surgimento da linguagem. A caminhada do DCP na internet parece corroborar com a teoria do renomado estudioso.

O ato de falar, de se comunicar com o mundo, não deixa de ser um ato arriscado, um ato de fé, posto que aquele que transmite vai encontrar em algum lugar quem o escute e de alguma forma lhe preste atenção, sua voz não se perderá no oco do mundo.

Hoje completamos 5 anos de existência e de muita falação, os domingos passaram a ser o nosso percurso para a tela (ouvidos/olhos/mentes) daqueles que nos recebem. Todos esses dias, de tantas domingueiras, foram para nós editores deste site, os desafios que tivemos que vencer, independentes de olimpíadas, para fazer chegar em suas casas o melhor da poesia produzida neste estado.

A rapidez da rede mundial de computadores impele também uma corrida de igual tamanho para aqueles que fazem da rede seu caderno e nele se põem a construir textos para o deleite de tantos. E isto não deixa de ser um ato de fé cega, inebriada pela luz da telinha.

Durante todos esses anos de trabalho intenso, buscamos dar um sentido de verdade ao mundo cibernético, cheio de luzes e aplausos - mais um ato de fé e amor nestes 5 anos.

Agradecemos a todos os parceiros, leitores e colabores pela atenção e amizade, imprescindíveis neste caminhar. Vida longa ao DCP!


Os editores



VEJA ALGUMAS MENSAGENS QUE RECEBEMOS DOS NOSSOS COLABORADORES E SEGUIDORES



O Site Domingo com Poesia é um espaço de resistência cultural e tem colaborado de maneira compromissada com a difusão da literatura pernambucana e brasileira. Sei o quanto é difícil manter um espaço desses com fogo e imaginação. Já vivi isso enquanto uma das editoras do site interpoética. Por isso eu saúdo os cinco anos de existência com muito calor e admiração. Vida longa ao DPC e um agradecimento especial aos editores por nos fazerem tão bem e tornarem nosso domingo melhor.

Cida Pedrosa, poeta, advogada e militante cultural



Pingo de Luz

Muito já se falou sobre a expansão da “Galáxia de Gutenberg”, título de um livro de Marshall McLuhan, que aborda o impacto que a invenção da prensa móvel de Gutenberg teve na civilização durante mais de 600 anos. Hoje, os blogs e sites que foram descobertos nesta galáxia vêm expandindo as formas de acesso ao conhecimento, mudando inclusive a linguagem literária e humana. Este maravilhoso mundo novo ainda está se iniciando. Experimentos que se alteram a cada instante. Estamos na pré-história do livro digital. O Site Domingo com Poesia é um astro novo, com apenas cinco anos, um pingo de luz neste Universo. Contando a história atual da vida literária nacional. O tempo é curto. O espaço é grande. Um impacto semanal que muda nossas formas de pensar a arte literária. Vida longa para o Domingo com Poesia.

Fernando Farias, escritor e colaborador do site



No povoado de onde vim, domingo era dia de acordar com os sinos chamando para a missa. Hoje bem que eles poderiam tocar 5 vezes em homenagem ao aniversário do Domingo com Poesia, que tão pontualmente tem badalado novos e velhos poetas e contistas, do Nordeste para o mundo. Parabéns, gente boa. Sucesso, sempre.

Antônio Torres, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras    



Um lustro e um milhão de visualizações, no meio digital, são mesmo dignos de comemoração. Excelente plantio, bela colheita. Parabéns, Natanael Lima e Frederico Spencer, a cultura pernambucana e a arte poética agradecem.

Cláudia Cordeiro, ensaísta



De domingos e teimosos

Os anos 1980 e meus vinte anos mal haviam começado, quando num Domingo fui levado por Celina de Holanda ao apartamento de Alberto Cunha Melo. Depois das apresentações, entre um copo de cerveja com as sardinhas que Claudia cuidava de fritar, o poeta de Jaboatão olhou para mim e deu-me um conselho que nunca esqueci:

- Poeta, quando você quiser tomar sua cerveja em paz, vá num cabaré do Porto. Lá você escreve e toma sua cerveja em paz. Mas se você for sentar em mesa de escritor ou de intelectual no Recife, pode esperar que a facada virá pelas costas!

Celina e Claudia reclamaram dele. Mas eu levei a sério. Era tempo das Edições Pirata, e eu, pretenso poeta bissexto, comecei a conviver com eles todos, motivo maior de minha admiração, até por me aceitarem e acolherem com tanto carinho.

Dentre os que conheci através de Celina, Natanael Lima recebeu um livrinho meu e, Deus sabe por que, resolveu guardar. 30 anos depois o encontro com um site na internet, DOMINGO COM POESIA, onde ao estilo PIRATA, Natanael publica poemas, contos e informações sobre cultura e literatura com a mesma elegância e generosidade de antes.

Um site que, em cinco anos de existência possui um milhão de acessos, não precisa nem dos prêmios que recebeu para se justificar. Traz consigo a mesma genética daquele início singular, que fez até um José Mindlin encomendar toda a produção para guardar em sua Biblioteca. Que belo trabalho!

De tudo o que vivenciei e ouvi, ficou um lema repetido por todos: “Somente ao tempo caberia julgar o que era bom”. Mas nem sempre é assim que acontece na vida.  Existem as advertências de teimosos que não fazem o que aconselham. E aqueles que guardam por 30 anos, livrinhos de pretensos poetas bissextos.

Luis Manoel Siqueira, poeta e escritor
Serra Gaúcha, julho de 2016.



O Domingo com Poesia é genuinamente nosso. Pernambucano. Espaço consagrado da Literatura Pernambucana. E de outras vertentes. É dessas iniciativas que se consolidam e que nos fazem ter orgulho das manifestações da nossa terra. Não bastasse participar do portal vez por outra, ainda tenho a honra da amizade de Natanael e Spencer. Que estes cinco anos sejam só o começo (e que começo!) de uma longa história... Obrigado, DCP! Luz e letras!!!

Sidney Nicéas, escritor



Ganhamos todos nós com o esse trabalho levado com muita dedicação e sensibilidade pelos editores Frederico Spencer e Natanael Lima. Com o singelo nome Domingo com poesia, temos à nossa disposição uma proposta que se renova em talentos e estilos diversos. Sendo presenteados com a tradicional chamada domingueira para apreciarmos arte & poesia, todos nós, como leitores, colaboradores e/ou admiradores, nos tornamos participantes desse projeto que completa cinco anos de existência. Parabéns pra gente, parabéns pros editores.

Raimundo de Moraes, poeta



O tempero da vida dá sabor aos domingos

Estou falando da poesia, claro. Neste imenso universo virtual, onde é possível postar emoções e sentimentos, temas fundamentais à vida, embora tantas vezes ocupado por futilidades, existe espaços onde as redes sociais crescem em importância e aí habita publicações do nível do nosso Domingo com Poesia.

Paulo Caldas, escritor



Celebramos, pelo quinto ano consecutivo, a existência do Domingo com Poesia, portal que abre o ciclo semanal dos amantes da literatura trazendo o sentimento de transformação, que a arte nos proporciona, feito bálsamo necessário à continuidade de nossas jornadas. Posso dizer que esperar o www.domingocompoesia.com.br entrar no ar, aos domingos, tem o mesmo sabor de aguardar a hora de ir à missa na Matriz, nas manhãs de domingo de minha infância, quando encontrava as amigas para brincar de esconde-esconde na sacristia, e trocar gibis enquanto meus avós e minha mãe rezavam. Seremos sempre gratos a Natanael Lima e Frederico Spencer pela oferta deste deleite, que é fazer e apreciar a arte literária, como quem degusta um bom vinho, e pela certeza da continuidade e imortalidade de nossa obra – de Pernambuco para o mundo, por séculos sem fim.

Salete Rêgo Barros, editora, produtora cultural executiva e colaboradora do site



É assim que bem se faz a divulgação da palavra mais humana da existência, com carinho e respeito à palavra poética, em particular, com uma dedicação que só os poetas verdadeiros têm. A revista eletrônica DOMINGO COM POESIA (www.domingocompoesia.com.br), neste mês de julho/2016, completa "5 ANOS DE ATUAÇÃO NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES". Tem de tudo para festejar, nos próximos anos, uma duas três décadas de sucesso na Internet!

Juareiz Correya / ABLNE - Associação de Blogs Literários do Nordeste



Para suprir a carência de espaços onde possam se expressar, sem suplementos culturais que divulguem o trabalho de escritores e poetas, o site Domingo com Poesia vem a cinco anos divulgando a literatura nacional, privilegiando, como é natural, os autores pernambucanos. De parabéns por este valioso trabalho, não só os seus organizadores, mas todos aqueles que, semanalmente, deixam a poesia fazer parte do seu domingo.
Maria de Lourdes Hortas, poeta, ensaísta e artista plástica



É uma luta muito grande manter um site literário, sem fins lucrativos, com atualizações periódicas. Passei por essa experiência quando editava o Interpoética (www.interpoetica.com), um site que ficou no ar de 2005 a 2016, sempre com participação colaborativa de poetas, escritores, jornalista, críticos etc.

Publicávamos tudo relacionado à literatura, principalmente a produzida em Pernambuco: poesia, contos, livros, entrevistas, resenhas, artigos, críticas literárias, vídeos, récitas, dentre outros.

Os editores do site Domingo com Poesia, Natanael Lima Jr., Frederico Spencer e Thiago Lima, e todos os seus colaboradores estão de parabéns pelos esforços de manter um site sempre com atualizações semanais.

Vale muito acompanhar as novidades literárias que o DCP nos entrega todos os domingos.

Parabéns pelos 5 anos de existência e que venham muito mais aniversários.

Abraço,

Sennor Ramos, produtor cultural



A importância da leitura literária hoje, mais ainda, da conversa a seu respeito, encontra acolhimento em Domingo com poesia, um espaço virtual de reencontros, um lugar para se ler. Aqui temos textos de autores locais e de outros estados. Fazer parte desse grupo, me traz alegria, satisfação, sobretudo, em proporcionar aos alunos e demais leitores fomentos para o pensar e para a beleza. Continuemos nesse trabalho lindo, que distribui democraticamente aos leitores de Pernambuco e de outros locais o que nos (co)move, a literatura.

Alexandre Furtado, poeta, crítico literário e colaborador do site



Há uns 2 anos fui convidado pelo querido Natanael Lima para ser colaborador do Domingo com Poesia, recebi o chamado como uma honra, um privilégio. O Domingo com Poesia é muito mais do que um site que divulga e homenageia a literatura, é um ato de idealismo e resistência. Converso com muitos escritores, com jornalistas, todos encontram uma imensa dificuldade em comum nos dias atuais: publicar. Isso mesmo, pois a dificuldade nesta era tecnológica não está somente em ser lido, mas também em encontrar canais visíveis para divulgar os textos produzidos. Os editores do Domingo com Poesia, com sensibilidade e visão, promovem um dos espaços mais democráticos da Rede.

A prova da receptividade cultural do site é a minha própria presença nele. Já publiquei artigos, crônicas, poesias, sempre abraçado com carinho pelos leitores que o frequentam. Enquanto outras plataformas virtuais querem domar o que escrevemos, adequando nosso pensamento a propostas pré-determinadas, o Natanael e sua equipe nos oferecem a inteligência original da liberdade e parecem preferir que seja assim.

Sou um novato entre medalhões que criaram um projeto que agora completa 5 anos de existência. Repito, muito mais do que um site, o que impressiona é o idealismo, a paixão pela arte e o desejo de agregar pessoas que compartilhem desse mesmo amor. Inevitável afirmar que é um lindo trabalho. O dia a dia atribulado ainda não me proporcionou a participação regular, mas é um desafio que pretendo perseguir. No entanto, saborear todas as semanas os colegas que escrevem e nos apresentam belos trabalhos expostos, disso não abro mão.

Parabéns pelos 5 anos do Domingo com Poesia e que ele continue abrigando a todos nós, leitores e autores tomados pela febre da expressão. Que seja uma fonte difundindo por toda a Internet a liberdade absoluta que a imaginação, concretizada na arte da escrita e da leitura, nos proporciona.

Alexandre Coslei (RJ), jornalista, crítico literário e colaborador do site  



Os 5 anos de sucesso do blog Domingo com Poesia mostra a permanente força da literatura brasileira. Calcado no trabalho dedicado dos amigos escritores Frederico Spencer e Natanael Lima, o blog ganhou prêmios importantes, ultrapassou as fronteiras nordestinas e hoje é uma referência nacional, destacando novos talentos e resgatando antigos valores, sempre balizado pela qualidade.

Parabéns, amigos!

Paulo Rocha, escritor e editor executivo do Jornal Gazeta Nossa
PISANDO O SEXTO ANO PISANDO O SEXTO ANO Reviewed by Natanael Lima Jr on 06:00 Rating: 5

2 comentários

  1. Parabéns ao DOMINGO COM POESIA pelos 5 anos de grande contribuição a literatura pernambucana!!!Espaço sério onde se divulga novos autores,esquecidos e consagrados!É a melhor e maior divulgação(dentro e fora da internet)coletiva de Pernambuco na nossa literatura!!!

    JOSÉ TERRA É POETA E PRODUTOR CULTURAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abç poeta-amigo José Terra, a festa é tb sua! Viva a Poesia!

      Excluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list