domingo, 20 de março de 2016


AVE CÉSAR!

por Natanael Lima Jr.*




César Leal/Foto: Divulgação


O DCP celebra neste domingo (20) o nascimento do poeta, crítico literário, jornalista e Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco César Leal. Nasceu na fazenda Belmonte, município de Saboeiro, Sertão dos Inhamuns (CE), em 20 de março de 1924.

César Leal foi autor de mais de 30 livros de poesia, conto e crítica literária, publicados por grandes editoras do País. Também atuou no Diario de Pernambuco, onde dirigiu um suplemento literário por mais de 40 anos, e na Revista Estudos Universitários, da UFPE, do qual foi editor de 1966 a 2005, divulgando o trabalho de diversos poetas da chamada Geração 65.

Foi o primeiro poeta de língua portuguesa a gravar seus poemas para o acervo fonográfico da biblioteca de Harvard (EUA), participando de encontros com importantes nomes da vanguarda literária e acadêmica dos Estados Unidos, como Philip Lamantia, Allen Guinsberg e Victor Hannibal Aconcci, além do linguista Noam Chomsky.

Dentre as várias comendas que recebeu, destacam-se a concessão do título de Cidadão Pernambucano, outorgado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, na década de 1990, e o título de Cavaliere da Ordem do Mérito da República Italiana, outorgado nos anos 80 pelo presidente Sandro Pertini, por sua dedicação especial à obra de Dante Alighieri.

Foi ainda membro-titular do Conselho Federal de Cultura (MinC), do Conselho de Liberdade de Expressão e Criação (Ministério da Justiça), e do Conselho Diretor da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Pelo conjunto da obra foi agraciado em 2006 com o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. No ano seguinte, foi eleito para a cadeira de número 23 da Academia Pernambucana de Letras, ocupada anteriormente pelo professor Evaldo Bezerra Coutinho.

César Leal faleceu aos 90 anos, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.













*Natanael Lima Jr. é poeta, produtor cultural e editor do DCP 



0 comentários:

Postar um comentário

  • a literatura em sua rede

    ano IV


Editores: Frederico Spencer, Natanael Lima Jr e Thiago Lima