TransWinter

PANORAMA LITERÁRIO

Vencedores do IV Prêmio Solano Trindade de Poesia Afro-Brasileira


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico promoveu o “IV Prêmio Solano Trindade de Poesia Afro-Brasileira”, em dois dias 29 e 30/01, na Casa da Cultura de Jaboatão. Poetas de Jaboatão, Moreno, Vitória de Santo Antão, Recife, Olinda e até representante do Sertão (Arcoverde) estiveram reunidos para festejar e homenagear o grande poeta pernambucano Solano Trindade. As três poesias vencedoras foram O Solanus de Faustina, de Jailson Leonardo (1º lugar/Recife), Cordel da inspiração cigana, de Mariane Bigio (2º lugar/Recife) e Mulher-vento, de Lucas José (3º lugar/Recife).



Vencedores do II Prêmio Pernambuco de Literatura

 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Cepe – Companhia Editora de Pernambuco – lança os quatro livros vencedores da segunda edição do Prêmio Pernambuco de Literatura. O lançamento aconteceu no Museu do Estado (Mepe), na última terça-feira (27).
As obras vencedoras foram o romance Ascenção e queda, de Wander Shirukaya (Itambé, Zona da Mata), o livro de poemas Rinoceronte Dromedário, de Helder Herik (Garanhuns, Agreste), o romance Associação Robert Walser para sósias anônimos, de Tadeu Sarmento (Recife) e o livro de contos Dois nós na gravata, de Rômulo César Melo (Recife).



APL LANÇA SITE



A Academia Pernambucana de Letras inaugura seu site com o objetivo de interagir cada vez mais com a sociedade. Para a presidente Fátima Quintas, “a proposta é transmitir para a sociedade uma síntese da dimensão histórica, literária e cultural que permeia a vida da APL, objetivando alcançar o maior número possível de interlocutores, uma forma de dialogar com todos aqueles que se interessam pela biografia da instituição”. Conheça mais a APL acessando aqui: http://www.aplpe.com.br/



João Alderney lança o livro “Fazer Versos”



No próximo dia 9 de fevereiro, será lançado na Academia Pernambucana de Letras o livro Fazer Versos, do economista e poeta autodidata João Alderney. Em sua primeira incursão na poesia, ele criou uma obra que responde a todos os seus questionamentos com relação a regras e maneiras de escrever corretamente. O livro de Alderney é candidato a fazer parte do material didático da rede pública, já que ele descreve o assunto de maneira simples e divertida e em grau ascendente de dificuldade.

Serviço
Local: Academia Pernambucana de Letras
Dia: 09/02/15
Hora: 19h



ABLNE elege a sua primeira Diretoria e Conselho Deliberativo
  


1ª Diretoria eleita da ABLNE
Na foto, da esquerda para a direita : Maria de Lourdes Hortas (Tesoureira, Suplente), Fábio Pacheco (Secretário), Frederico Spencer (Tesoureiro), Juareiz Correya (Presidente), Natanael Lima Jr (Vice-Presidente) e José Terra (do Conselho Deliberativo).

Criada e sediada em Pernambuco, a ABLNE - Associação de Blogs Literários do Nordeste elegeu, nesta quarta-feira (28/01), em reunião realizada no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio, Recife, PE), a sua primeira Diretoria e Conselho Deliberativo.  A eleição ocorreu, entre as 15 e 17 horas, com o registro da aprovação dos candidatos por meio de 10 votos virtuais e de 6 votos presenciais, aproximadamente 40% dos votos dos blogueiros literários associados.  Sem o registro de um voto contra ou nulo. 
Integram a Diretoria da ABLNE, eleita para o biênio 2015-2016, os blogueiros literários pernambucanos:
Presidente: JUAREIZ CORREYA; Vice-Presidente: NATANAEL LIMA JR; Secretário: FÁBIO PACHECO; Secretária (Suplente): GIOVANNA GUTERRES; Tesoureiro: FREDERICO SPENCER; Tesoureira (Suplente): MARIA DE LOURDES HORTAS. O Conselho Deliberativo ficou representado pelos blogueiros literários nordestinos:
LUIZ ALBERTO MACHADO (Alagoas), ALEX SIMÕES (Bahia), VALBERTO CARDOSO (Paraíba), JOSÉ TERRA CORREIA e ANA ELIZABETE BARBOSA (Pernambuco). 



3º Prêmio Pernambuco de Literatura


 Ainda estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Pernambuco de Literatura. Os interessados têm até o dia 27 de fevereiro para se inscrever. Serão R$ 40 mil em prêmios, além das publicações dos livros vencedores.
Acesse o link e saiba como participar: http://www.cultura.pe.gov.br/literatura/
PANORAMA LITERÁRIO PANORAMA LITERÁRIO Reviewed by Natanael Lima Jr on 07:00 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list