domingo, 14 de setembro de 2014


ENTREVISTA COM O AGENTE LITERÁRIO LÍVIO MEIRELES CAPELETO

Lívio Meireles Capeleto, Diretor Executivo da CASA
Agenciamento Literário e Projetos Culturais


O DCP traz nesta edição entrevista exclusiva com Lívio Meireles Capeleto, Diretor Executivo da CASA Agenciamento Literário e Projetos Culturais. Nesta entrevista Lívio fala sobre a importância e as atividades desenvolvidas pelo Agente Literário, bem como os serviços oferecidos pelo Agenciamento.

Lívio Meireles Capeleto é jornalista e radialista de formação com Pós Graduação e MBA em Marketing. Atuou como gestor de comunicação e marketing das Livrarias Saraiva e Siciliano, Diretor Executivo da Editora Carpe Diem e Coordenador da Feira Internacional do Livro de PE na Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco. Atualmente trabalha como o 1º agente literário do Nordeste e produtor cultural na área literária com a CASA Agenciamento Literário e Projetos Culturais sediada em Recife/PE e com representantes em Fortaleza, Salvador e João Pessoa.


DCP - Por que o escritor precisa de um Agente Literário?

LMC - Ele precisa de alguém que o ajude nas questões burocráticas, comerciais e de comunicação e marketing. Hoje temos um grande problema:  um autor é antes de tudo um autor e não um homem de negócios, um executivo do mercado literário ou um RP de si mesmo. No momento de assinatura de um contrato devemos pensar e analisar para onde vamos, com quem vamos e qual o caminho que seguiremos. Muitos autores esquecem estes pontos importantes justamente por que o foco do autor não deve ser essa avaliação: um autor deve estar livre para escrever, para produzir e após isso poder estar tranquilo para se relacionar com o seu público-leitor. Como fazer isso e cuidar de todo o macro ambiente que o envolve? É impossível! O agente tenta minimizar os possíveis erros dividindo as responsabilidades de gestão da carreira do autor.


DCP - Quais as principais atividades que são desenvolvidas pelo Agente Literário?

LMC - Basicamente um agente literário deve desenvolver UMA principal atividade: Tentar de todas as formas fazer com que o autor que ele representa erre menos ou não erre ao assinar um contrato com uma editora! Deixo bem claro e de maneira objetiva que não estou aqui colocando na berlinda as editoras ou mesmo os autores! Não seria justo nem honesto de minha parte! Os dois são o que move a cadeia editorial, porém sempre precisamos estar atentos, pois um contrato deve ter um equilíbrio entre direitos e deveres! Além desta atividade principal tudo que se relaciona ao autor e sua produção literária deve ser levada em conta como atividades do agente: Como está a obra do autor? Quais os livros editados? Quais estão fora de catálogo? Quais precisam de reedições? Existem contratos com editoras? Quais?  Onde os livros estão sendo vendidos? Como estão as vendas? Como está o feedback e prestação de contas da editora com esse autor?  Existem edições produzidas diretamente pelo autor? Como estão sendo distribuídos? Existem eventos literários onde um determinado autor do escritório se encaixa? (Podemos sugestionar os curadores com o nome do autor) Como está o relacionamento entre o autor e seu público-leitor? E com os jornalistas e críticos da área literária.


DCP - Serão oferecidos outros serviços além de Agenciamento Literário?

LMC - Além do próprio ato de representar autores junto a editoras, editores, livreiros, distribuidores, curadores de festas e encontros literários espalhados pelo Brasil e América Latina a CASA ainda apresenta os seguintes serviços aos autores: Consultoria, Produção e elaboração de Projetos Culturais na área literária para organismos públicos, privados e do terceiro setor; Leitura Crítica de textos; Assessoria de Imprensa especializada para lançamentos; Consultoria em Curadoria e Planejamento de produção para Bienais, Congressos, Festas e Encontros Literários; Agenciamento de Ilustradores para projetos literários; Representação de autores e obras no processo de transposição de seus textos e/ou sua obra para projetos na área teatral, musical, vídeo e foto e online.


DCP - Existe algum diferencial da CASA Agenciamento Literário para os demais escritórios de agenciamento no país?

LMC - Na realidade temos bons diferenciais que exponho agora para os leitores do DOMINGO COM POESIA: Preocupação com a distribuição do livro/livros dos autores associados ao escritório: É fato que um dos maiores problemas para quem edita livros no Nordeste é o fator distribuição. Nós da CASA Agenciamento Literário nos debruçamos e analisamos o problema dos vários pontos de vista (autor, editora, distribuidor, varejista, leitor) e entendemos as demandas e as particularidades do processo de distribuição de um livro e temos hoje a melhor experiência e prioritariamente devo deixar anotado que tenho o maior respeito pelos grandes agenciadores do mercado brasileiro. Gente com grande experiência que abriu caminho e rompeu paradigmas trazendo um verdadeiro amadurecimento ao mercado literário e as relações entre autor, editoras e público-leitor e ajudou muito na construção de uma melhor imagem do que produzimos no campo da literatura, imagem essa vista hoje, com bons olhos tanto pelos nossos pares do mercado brasileiro e sul-americano quanto pelo mercado internacional. Mas a CASA hoje têm uma visão que vai além disso! Existe um mundo novo para o autor se relacionar que se chama internet! Ninguém fala nisso e aí que temos um grande diferencial: Somos especialistas em análise das mídias sociais e isso se tornou vital para um autor se colocar para o seu público! Mas como esse autor deve dialogar nas redes sociais? Como ampliar e utilizar de maneira correta as mídias sociais para um maior diálogo com o seu público? Sim, não adianta pensarmos ao contrário! O público leitor está nas redes sociais e as utiliza cada vez mais e o autor deve saber dialogar neste ambiente! Como fazer isso? Nós da CASA Agenciamento Literário sabemos como! Este é, ao meu ver, o grande diferencial entre os agentes que hoje estão no mercado e a CASA.


DCP - Como os autores podem entrar em contato com o seu escritório de Agenciamento Literário?

LMC - Através dos vários canais de comunicação da empresa tais como:
Fones: 81. 92097858/ 95770757/Email:livioprojetosculturais@gmail.com
Facebook:https://www.facebook.com/CASAAgenciamentoLiterarioeProjetosCulturais?fref=ts






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