TransWinter

Eventos Literários

GRACILIANO RAMOS
O GRANDE HOMENAGEADO DA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY – FLIP 2013



Imagem: Reprodução

De professor a prefeito, de revisor a cronista, do partido à prisão: Graciliano Ramos, escritor homenageado da Flip deste ano, baseou-se principalmente em experiências pessoais para escrever seus romances. Para ele, a vivência individual esteve sempre ligada ao conjunto de circunstâncias espaço-temporais. Extremamente pessoal, sua literatura tem caráter universal.
Apesar disso, afirmou em uma carta à Raúl Navarro, seu tradutor argentino: "os dados biográficos é que não posso arranjar, porque não tenho biografia. Nunca fui literato, até pouco tempo vivia na roça e negociava [...] que hei de fazer? Eu devia enfeitar-me com algumas mentiras, mas talvez seja melhor deixá-las para romances..
Logo na infância Graciliano manifestou talento para escrita. Em 1904, ao lado de um professor e de um primo criou o jornalzinho O Dilúculo (alvorada) no qual publicou seu primeiro texto de ficção O pequeno pedinte. Um ano depois com medo de que o filho seguisse a carreira literária seus pais, Sebastião e Maria Amélia Ramos, o mandaram para um internato, mas nem assim conseguiram inibir sua paixão. Mesmo de lá o menino conseguiu publicar alguns sonetos na revista O Malho, do Rio de Janeiro.
Mesmo tendo que ocupar os mais diferentes cargos para manter as contas em dia, Graciliano não deixou de usar sua vocação a serviço de "todos os infelizes que povoam a Terra., como afirmou em seu discurso de 50 anos. A favor da literatura ao alcance de todos e contra ao fato dela se tornar muitas vezes um símbolo de distinção entre as classes sociais, o autor defendia que escrever poderia ser uma atividade de poucos, mas não para poucos: a palavra não foi feita para brilhar, mas para dizer", disse certa vez.





COMEÇA A 7ª FEIRA DO LIVRO DE JARAGUÁ DO SUL




Foto: Germano Rorato/Agência RBS


A 7ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul (SC) foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (06), no Centro Cultural da Scar. O evento contou com a presença de autoridades, empresários, profissionais da educação, da literatura e estudantes de escolas municipais. A expectativa é de que esta edição atraia cerca de 80 mil visitantes.
A Feira do Livro acontece até 16 de junho e conta com uma programação de lançamentos, palestras, debates, shows, teatro, contação de histórias, mostras de artes visuais e cinema. A estrutura conta com dois teatros, salas de exposições, elevador, estacionamento e a presença os artistas e escritores Adriana Calcanhotto, Zeca Baleiro, Rubens Figueiredo, Daniel Munduruku, César Obeid e Fábio Yabu. Todas as atrações são gratuitas.





INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA
Maior prêmio literário do país concederá 3 prêmios este ano



Estão abertas as inscrições para o Prêmio São Paulo de Literatura 2013, que este ano traz uma mudança importante. Ao invés de dois prêmios, a partir deste ano serão concedidos três: um de R$ 200 mil para o autor do melhor romance do ano e dois de R$ 100 mil para os autores estreantes no gênero romance, sendo um para escritor com até 40 anos de idade e outro para escritor com mais de 40.
A mudança nas premiações visa à ampliação o alcance do Prêmio, cujo objetivo é reconhecer e, principalmente, incentivar a criação literária em língua portuguesa. O Prêmio, que entra agora em sua sexta edição, é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Trata-se do maior prêmio literário, em valor, no País.
Podem ser inscritos livros de ficção no gênero romance, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição mundial no Brasil e cuja comercialização da primeira edição tenha ocorrido no ano de 2012. Autores de qualquer parte do País podem se inscrever ao Prêmio, que já foi concedido a nomes como Cristóvão Tezza (O filho eterno), Ronaldo Correia de Brito (Galiéia), Raimundo Carrero (Minha alma é irmã de Deus), Tatiana Salem Levy (A Chave de Casa) e Rubens Figueiredo (Passageiro do fim do dia).
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 19 de julho. As informações, os procedimentos e documentos necessários estão no edital do Prêmio, disponível no link abaixo:



Fonte: Assessoria de Imprensa SEC
Eventos Literários Eventos Literários Reviewed by Natanael Lima Jr on 10:17 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list