TransWinter

Eventos Literários

POETAS PERNAMBUCANOS – ASCENSO FERREIRA



A Academia Pernambucana de Letras, numa parceria com o Instituto Maximiano Campos e Editora Carpe Diem, dá continuidade ao projeto “Poetas Pernambucanos”, objetivando recuperar a beleza poética dos que por aqui versejaram. Assim, no próximo dia 28, às 19 horas, será homenageado Ascenso Ferreira, o poeta do ritmo, da onomatopeia, da sonoridade. Com a sua verve popular, traz à tona a vivência, os dizeres, os hábitos de sua gente, ao usar com mestria imagens atávicas, tão representativas do tempo e do espaço nordestino. O evento abrangerá os seguintes tópicos: a) recital com os atores Wanda e Renato Phaelante; b) performance do ator Adriano Cabral, que há 20 anos vem divulgando a obra de Ascenso, acompanhado do músico Rodrigo Félix; c) participação especial da atriz Adriana Câmara, com cenas de Assombração; d) exibição do filme “Incenso” sobre vida e obra de Ascenso.

Cana-caiana,/ cana-roxa,/ cana-fita,/ cada qual mais bonita,/ todas boas de chupar...

Na boca da mata/há furnas incríveis/que em coisas terríveis/ nos fazem pensar.




PROGRAMAÇÃO DA FLIP 2013 NO AR!



A Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP 2013 vai reunir 41 autores contemporâneos. A poesia surge em meio à prosa, o ensaio reaparece como gênero literário e microrrelatos em obras de ficção dão o tom ao estilo singular de cada escritor convidado. “Contra o dogmatismo que pretende estabelecer um modelo único de escrita, a FLIP aposta numa multiplicação de escritas possíveis, pressupondo que a literatura estará sempre ligada ao próprio tempo, mas de maneiras tão diversas quanto as experiências de seus criadores”, afirma Miguel Conde, curador da festa.
Acesse e conheça a programação completa no site: www.flip.org.br




JABUTI 2013: FALTA MENOS DE UM MÊS PARA O ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES AO GRANDE PRÊMIO DA LITERATURA BRASILEIRA



"Ganhar o Prêmio Jabuti está além da minha imaginação, além dos meus sonhos. É maravilhoso... É fascinante escrever livros e ser premiada". Estas foram as primeiras palavras da jornalista Miriam Leitão logo após receber o Troféu Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção (Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda, pela Editora Record), no ano passado.
Além dela, a escritora Stella Maris Rezende, premiada com o Troféu Jabuti na categoria Livro do Ano de Ficção (A Mocinha do Mercado Central, pela Globo Livros), também se emocionou: "Ganhar o Jabuti é muito orgulho e ganhar o prêmio do Livro do Ano é o máximo", afirmou Stella, ao receber a premiação.
Agora, editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers de todo o país que pretendem sentir a mesma emoção têm só até o dia 15 de junho para se inscrever no mais tradicional prêmio editorial do país.
Autores já contemplados destacam que, além do inquestionável reconhecimento que o Jabuti proporciona a todos aqueles que trabalham com o livro, o prêmio dá aos vencedores o respeito da comunidade intelectual brasileira.
As inscrições para o 55º Prêmio Jabuti devem ser feitas pelo site: www.premiojabuti.org.br. Onde também consta o regulamento.




FALTAM 20 DIAS PARA O 4º CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL



A Câmara Brasileira do Livro (CBL) realiza o 4° Congresso Internacional CBL do Livro Digital, nos dias 13 e 14 de junho de 2013, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo.
Mais uma chance para que os profissionais do livro digital se atualizem e fiquem em contato direto com importantes referências globais no assunto. Aproveite os últimos dias para fazer sua inscrição no Congresso através do site: www.cbl.org.br 




EBOOKS PANAMERICA: MAIS DE 25 LIVROS VIRTUAIS SERÃO LANÇADOS EM PERNAMBUCO



Autores brasileiros - do Modernismo dos anos 20 do século passado até a nova poesia pernambucana de hoje - serão lançados em ebooks da marca editorial Ebooks Panamerica, da Panamerica Nordestal Editora (http://www.panamerica.net.br), do Recife, PE, neste ano de 2013.

São ebooks do poeta Ascenso Ferreira, e sobre a sua vida e sua obra, do dramaturgo e ficcionista Hermilo Borba Filho, do poeta e ficcionista Jaci Bezerra, dos poetas José Terra, Juareiz Correya, Maria de Lourdes Hortas, Luiz Alberto Machado, Frederico Spencer, Natanael Lima Jr., Lara de Miranda, Fred Caju, Antonino Oliveira, Robson Sampaio, Cida Pedrosa e Marco Polo Guimarães, todos pernambucanos; e ebooks dos memorialistas Paulo Cavalcanti (PE) e Manoel Onofre Junior (RN), da poetisa e cronista Clotilde Tavares (PB), da poetisa paulista Dalila Teles Veras e do poeta gaúcho Luiz de Miranda. Também serão lançados ebooks que reverenciam a memória de pernambucanos contemporâneos, a exemplo dos poetas Manuel Bemtevi, Marconi Notaro, Jailson Marroquim, e do jornalista e poeta Luiz Carlos Monteiro. Dois autores inéditos em livro serão lançados também, neste ano de 2013, pela Ebooks Panamerica: o poeta, compositor e professor universitário Luciano Nunes e a poetisa, professora, blogueira e animadora cultural Márcia Maracajá.
Eventos Literários Eventos Literários Reviewed by Natanael Lima Jr on 10:58 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list