TransWinter





UM ANO COM A POESIA DA VIDA



Douglas Menezes*











O tempo passa rápido para as coisas boas, sabedoria popular que se aplica bem ao blog Domingo com Poesia. Parece que foi ontem. Nas primeiras edições, já a certeza de que as manhãs de domingo, fossem de chuva ou sol, estariam preenchidas com a cultura mais pura, mais simples, acessível aos iniciantes e agradável aos que convivem com a Literatura.

Aliás, Natanael Júnior, ano passado, deu dois tiros certíssimos: com o lançamento do seu À Espera do Último Girassol e essa maravilha de comunicação cultural que é o Domingo com Poesia. Lembro até que ao questionar o nome do blog por achá-lo muito amplo, além da pura e simples poesia, recebi uma reprimenda carinhosa e verdadeira: “Caro amigo, a poesia está em tudo na vida”. Verdade sem contestação. Até porque, neste espaço, todos os conteúdos expressos, sejam os artigos, poemas, contos, comentários, teorias e imagens trazem uma carga muito grande de expressão artística.

Um aniversário esbanjando vida. A democrática atitude de desvendar os segredos da Música Popular Brasileira de boa qualidade, incluindo-a no cerne da Literatura Moderna do Brasil. Acrescentando-se aí, a música nordestina e até a Literatura de Cordel, tão vítima do preconceito das elites. Juntos o clássico e o popular; de Machado à poesia marginal. Todo esse caldo cultural, essa mistura que enriquece. De Caetano, Chico a Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga; De Fernando Pessoa a Florbela Espanca, esse mundo de cultura diversificada que só as mentes abertas, alargando nosso horizonte, promovem. Natanael Lima Jr faz do seu blog uma “Canção com Todos”, como diria a grande Mercedes Sosa. Não apequena o espaço com teorias difíceis, incompreensíveis. É Literatura ao alcance de todos: simplicidade sem ser vulgar. Incluindo-se, nisso tudo, as imagens que se juntam aos textos, numa estreita ligação com o que está escrito.

Parabéns, Tan, como eu o chamo, por este aniversário vital. Por nos dá a chance de um recomeço cultural, por relembrar coisas velhas e as novas que “também são boas”. Existência longa para o criador e a criatura. Enfim, termino essas linhas ansioso, esperando mais uma manhã risonha de domingo. Domingo de todas as flores, de todas as cores, com a poesia inebriante da vida.

*Douglas Menezes é escritor, professor de Língua Portuguesa, pós-graduado em Literatura Brasileira e em Leitura, Compreensão e Produção Textual pela UFPE, membro da Academia Cabense de Letras.





“O Dia do sol fora reservado ao vinho bacântico e a embriaguez poética: eis a essência do festejado blog Domingo com Poesia. Entre o sábado festeiro e a segunda fastiosa, ergue-se pulsante o Domingo que, por Natanael, figurativamente limado, nos convida à danação da ética do pó que a tudo corrói e ressignifica na vida. Sem poesia a vida até existiria, mas pouco dela se extrairia. Eis sua importância. Parabéns ao Domingo com Poesia em seu primeiro aniversário! Parabéns ao poeta Natanael Lima Jr.”

Adriano Marcena, dramaturgo, escritor historiador.



“Um ano de vida é pouco. Um ano de vida com poesia é muito. Natanael Lima  são dois. Um vive no mundo áspero da política e da luta diária entre anjos incoerentes. O outro vive no mundo da poesia cercado de demônios provocadores, que instigam a alma e a criatividade. Desta dualidade nasceu o Domingo com Poesia. Que reflete a militância literária de um poeta que não se esconde nos diminutivos da humildade e explode semanalmente com sua arte e de outros loucos que vivem no mundo da fantasia. Um ano é pouco. Vida longa as metáforas desta vida tão incoerente entre o que aparentamos e o que somos.”

Fernando Farias é escritor.



“Uma das coisas mais saudáveis do blog Domingo com Poesia é seu caráter democrático, colocando lado a lado a poesia erudita e a poesia popular. Parabéns!”

Marco Polo Guimarães, jornalista, poeta e escritor.



“O blog é um dos mais bem feitos e eclético da Poesia Brasileira. Parabéns. Pode tomar um bom Chianti que eu pago!”

Cícero Melo, poeta e edita os blogs “Os Poetas Explodem” e “Poetas da Geração 80”.



“Bastante sucesso na iniciativa e muitos anos de vida para o blog!”

Wellington de Melo, poeta e coordenador de literatura da secretaria de cultura de Pernambuco.



“Parabéns por fazer da sua experiência de vida, através da poesia, o desabrochar do homem “Natanael” em essência, que através das belezas que se escondem nas tristezas, promove as transformações da plenitude complexa do nosso viver, que a razão não encontra palavras para descrever, produzindo significado aos encantos da imprevisibilidade do nosso cotidiano, colorindo de forma salutar a nossa percepção existencial.”

Isabel Viana, professora e coordenadora dos cursos de pós-graduação da Faculdade Guararapes.



“Você enriquece a cultura de nosso querido Leão do Norte. Você é “o último girassol” – seu blog é um incentivo ao pensar reflexivo. Parabéns poeta amigo!”

Erivaldo Alves, é Pastor da Igreja Batista da Cohab, Cabo de Santo Agostinho e membro da Academia cabense de Letras.



Domingo com Poesia: Um ano festejando a palavra poética!

O blog Domingo com Poesia, publicado pelo poeta pernambucano Natanael Lima Jr., tinha de ser mesmo um espaço aberto e democrático para a divulgação da poesia na Internet. Com sensibilidade acesa e sempre atento para a vida literária e cultural de Pernambuco e do Nordeste brasileiro, o poeta Natanael Lima Jr oferece, semanalmente, todos os domingos, uma seleção de textos inéditos e publicados de autores novos, emergentes, de outros com alguma projeção estadual e regional, e promove com o devido destaque (ou reverência) a criação de grandes nomes da poesia brasileira de todos os tempos. Ao mesmo tempo, com destaque na página, mantém uma lista de blogs parceiros, de vários Estados, numa divulgação permanente, a um clik de qualquer internauta, que evidencia a sua solidariedade com o trabalho de outros blogueiros literários e culturais do nosso País.

É assim que bem se faz a divulgação da palavra mais humana da existência, com carinho e respeito à palavra poética, em particular, com uma dedicação que só os poetas verdadeiros têm. O blog Domingo com Poesia, neste mês de julho, completa 1 Ano de atuação na rede mundial de computadores. Tem de tudo para festejar, logo logo, uma, duas, três décadas...

Juareiz Correya, poeta, contista, editor da “Panamérica Nordestal Editora e Produções Culturais” e publica na internet os blogs “Jornal do Juareiz (JC)”, “Letras & Leituras”, “Poesia Viva da Cidade”, “Americanto Amar América”, entre outros.



“Assim como mãe de primeiro filho não sabe como manter vivo o seu rebento, repete-se a ideia na mente de pessoas que se atrevem em inserir-se no delicado mundo literário. Aqui estou, tendo lançado o primeiro livro, sem saber direito como mantê-lo vivo e atuante, a ponto de lançar outros livros neste requintado mundo literário.


Hoje estou às voltas com outros projetos e tive a sorte de conhecer o poeta Natanael Lima Jr., numa tarde de momo deste ano, onde trocamos apertos de mãos e ideias acerca dos nossos projetos.


Foi deste modo que nasceu a amizade entre nós. Parabéns pelo Blog Domingo com Poesia e, principalmente pela pessoa de caráter e atitude que você é. Sucesso e um grande abraço.”

Abigail Souza Spencer Hartmann, professora e escritora.



“Um espaço para saborearmos belos poemas, que nos são servidos na bandeja da sabedoria.”

Jaime Correia, advogado e chefe de gabinete da prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.



“Domingo com Poesia me atrai a partir do nome. Não o posso imaginar, não sei por que, sem o acompanhamento de café com pão quentinho e manteiga matinal do dia para o descanso do corpo e agora para o mais belo trabalho da alma. Domingo é dia de praia. Domingo é dia de poesia. Por extensão, domingo é dia de Natanael. Domingo é nosso dia. Parabéns a este padeiro do verbo, que há um ano nos traz o verdadeiro pão da vida – a poesia.”

Antonio de Campos é poeta.
Reviewed by Natanael Lima Jr on 23:14 Rating: 5

2 comentários

  1. Natanael, é um prazer imenso visitar seu espaço literário, hoje em festa, celebrando seu primeiro ano de vida. Que venham muitos outros! Virei sempre aqui. Adicionei o link do "Domingo com Poesia" em meu blog "O Imaginário", em espaços irmãos.
    Parabéns e sucesso, sempre!

    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Querida poetisa Marcia Sanches, agradeço suas palavras que nos anima à luta diária pela poesia nossa de cada dia!

    Natanael Lima Jr
    Editor

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list