TransWinter

GILBERTO FREYRE, 120 ANOS



por Eduardo Côrtes*




Fotos: Reprodução /Google



Gilberto de Mello Freyre (foto 1, década de 1980) nasceu no Recife, 15 de março de 1900, há 120 anos. Autor de “Casa Grande & Senzala” (foto 2, capa) ele foi um escritor (como gostava de ser chamado), sociólogo, jornalista e pintor brasileiro.

Como escritor, dedicou-se à ensaística da interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção e de poesia. É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX. Casou-se com D. Magdalena Freyre, com quem teve dois filhos (foto 3, década de 1940). Seu livro mais conhecido, “Casa Grande & Senzala”, já foi publicado em mais de 50 edições. Destaque também para “Sobrados e Mocambos” (que alguns consideram como sua obra prima), “Nordeste” e muitos outros.

Recebeu da Rainha Elizabeth II o título de Sir, sendo um dos poucos brasileiros detentores desta alta honraria da coroa britânica. Faleceu no Recife, 18 de julho de 1987, aos 87 anos. Sua casa em Apipucos, zona Norte do Recife, foi transformada na “Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre” (fotos 4 e 5) e está aberta à visitação. Sua filha Sônia Freyre Pimentel é a presidente da Fundação Gilberto Freyre, sendo a administradora da casa-museu e de todo seu acervo. Tenho orgulho de privar de sua amizade (Sônia), assim como de Gilberto Freyre Neto




*QUEM É EDUARDO CÔRTES


Gostaria de me apresentar. Nasci no Rio de Janeiro e tenho setenta e um anos. Sou engenheiro civil, produtor cultural e escritor, com livro premiado pela Academia Pernambucana de Letras. Estou em Pernambuco desde 1982. Em 2014 recebi o honroso “Título de Cidadão de Pernambuco” da Assembleia Legislativa deste Estado. Este título, proposto pela então deputada Terezinha Nunes, foi concedido por unanimidade em função dos relevantes serviços prestados ao Estado. Conforme o discurso da referida deputada “outorga-se o título pela atuação destacada do homenageado como diretor geral de DER-PE, em especial na pavimentação das estradas de Porto de Galinhas, Nova Cruz, Buenos Aires, Barra de Sirinhaém, entre outras”. A deputada continua: “destacaria ainda sua atuação no Metrô do Recife, onde foi pioneiro e exerceu, entre outros, o cargo de Coordenador de Operações, segundo na escala hierárquica”. Terezinha Nunes conclui: “Lembraríamos finalmente que foi o homenageado que criou a Festa Literária Internacional de Pernambuco- Fliporto, hoje (2014) em sua 10ª edição e uma das 3 mais importantes do Brasil”. 


GILBERTO FREYRE, 120 ANOS GILBERTO FREYRE, 120 ANOS Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:01 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list