TransWinter

LEITURA: A MELHOR DAS HERANÇAS


por Abigail Souza*



Abigail Souza é mestranda em
Ciências da Linguagem/Foto: divulgação




O Mergulho no mundo da literatura, mesmo antes do processo de alfabetização escolar é condição imprescindível para a formação do pequeno leitor, por isso, a necessidade de começar o mais cedo possível. Ouvir histórias é o primeiro passo da criança para desenvolver o hábito da leitura durante toda a vida.

Segundo Coelho (2000, p. 16) “Literatura oral ou literatura escrita foram as principais formas pelas quais recebemos a herança da tradição que nos cabe transformar, tal qual outros o fizeram, antes de nós (...)”.

A obra: ‘Leleco, a lagartixa que perdeu a cauda’ - aborda sobre amizade, respeito às diferenças, ecologia, cálculo, profissões, etc. Vejamos dois trechos:

“Segundo estudos realizados pelo doutor Corujeldo, entre os animais, com exceção dos humanos, são dois os marcadores do tempo: o sol que ilumina o dia e a lua, à noite, com suas quatro fases. Mas é a lua cheia que marca a passagem do tempo, ou seja, cinco luas contam aproximadamente cinco meses (p. 20)”.




“- Ah, ia-me esquecendo, temos o Verdelino Mendes: grilo, seringueiro e líder dos Sem-Terra; Aranilda Borges, a aranha tecelã é microempresária; Ronildo Pedreira, o escorpião estilista, aliás, vou até a casa dele para pegar umas dicas de como me vestir para sua festa e este que vos fala: sou professor, ator e escrevo para teatro (p. 27)”.

Enfim, a leitura transforma a criança, ensina-lhe a pensar porque desperta a sua imaginação e a consciência crítica.



*Abigail Souza é graduada em educação física, psicopedagoga, escritora e mestranda em Ciências da Linguagem.   
LEITURA: A MELHOR DAS HERANÇAS LEITURA: A MELHOR DAS HERANÇAS Reviewed by Natanael Lima Jr on 07:02 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent in Recipes

3/Food/post-list