TransWinter

O Conto da Semana

A anã pré-fabricada e seu pai, o ambicioso marretador (conto)* de Ignácio de Loyola Brandão
 
Img: Reprodução
 
Era uma vez uma anã pré-fabricada. Tinha cinquenta centímetros de altura. Os pais eram pessoas normais. A anã era anã porque desde pequena o pai batia com a marreta na cabeça dela. Ele batia, e dizia: “Diminua, filhinha”. O sonho do pai era ter uma filha que trabalhasse no circo. E se ele conseguisse uma anã, o circo aceitaria.
Assim, a menina não cresceu. Tinha as pernas tortas, a cabeça plana como mesa, os olhos esbugalhados: um globo, com as marretadas, chegara a sair. E deste modo o olho andava dependurado pelos nervos. Com o olho caído, a menina enxergava o chão – e enxergava bem. Por isso, nunca deu uma topada.
A menina diminuiu, entrou para a escola, se diplomou. E o pai, esperando que o circo viesse para a cidade. A anã teve poucos namorados em sua vida. Os moços da cidade não gostavam de sua cabeça plana como mesa. Um dos namorados foi um mudo; o outro, um cego.
Com o passar do tempo, o pai ia ensinando à filha anã os truques do circo: andar na corda bamba, atirar facas, equilibrar pratos na ponta de varas, equilibrar bolas, andar sobre roletes, fazer exercícios na barra, pular através de um arco de fogo, cair ao chão (fazendo graça) sem se machucar, ficar de pé no dorso de cavalos.
De vez em quando, o pai emprestava a filha ao padre, por causa da quermesse. Ela substituía o coelho nos jogos de sorteio. havia uma porção de casinhas dispostas em círculo. Cada casinha tinha um número. A um sinal do quermesseiro, a menina corria e entrava na casinha. Quem tivesse aquele número ganhava a prenda.  A anã não gostava da quermesse porque se cansava muito e também porque no dia seguinte ficava triste, com o pessoal que tinha perdido. Eles a seguiam pela rua, gritando: “Aí, baixinha..., por que não entrou no meu número?”.
Um dia, o circo chegou à cidade, com lona colorida, um elefante inteirinho rosa, uma onça-pintada, palhaços, cartazes e uma trapezista gorda que vivia caindo na rede. O pai mandou fazer para a anã um vestido de cetim vermelho, com circo verde. Comprou um sapato preto e meias três-quartos. Levou a filha ao circo. Ela mostrou tudo que sabia, mas o diretor disse que faziam aquilo: andavam no arame, na corda bamba, equilibravam coisas, pulavam através dos arcos de fogo, andavam no dorso de cavalos.
Só havia uma vaga, mas esta ele não queria dar para a menina, porque estava achando a anã muito bonitinha. Mas o pai insistiu e a anã também. Ela estava cansada da vida da cidadezinha, onde o povo só via televisão o tempo inteiro. E o dono do circo disse que o lugar era dela: a anã seria comida pelo leão, porque andava uma falta de carne tremenda. E, assim no dia seguinte, às seis horas, a menina tomou banho, passou perfume Royal Briar, jantou, colocou seu vestido vermelho, de cinto verde, uma rosa na cabeça e partiu contente para o emprego.

*In Melhores Contos – Ignácio de Loyola Brandão. p. 231.
O Conto da Semana O Conto da Semana Reviewed by Natanael Lima Jr on 16:12 Rating: 5

38 comentários

  1. Respostas
    1. sabe oq é bom?? meu grande e peludo pênis

      Excluir
  2. Quem mais veio ler para um trabalho????😘

    ResponderExcluir
  3. Ignácio de Loyola,como CONTISTA CADEIRAS PROIBIDAS,O HOMEM COM FURO NA MÃO e O HOMEM QUE ODIAVA A SEGUNDA FEIRA...acima não sabem que se trata de renomado romancistas premiado mestre do romance urbano...

    ResponderExcluir
  4. xdddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd

    ResponderExcluir
  5. Quem entrou pra puder fazer a tarefa no 6 ano

    ResponderExcluir
  6. top 10 mortes mais tristes dos animes

    ResponderExcluir
  7. Pega na minha rola seus fudido do caralho
    Meu pau na sua bunda é uma delicia

    ResponderExcluir
  8. Ai Bolsonaruuu
    Goza im mim bolsunaruuuu

    ResponderExcluir
  9. Quem mais veio porque comeram a sua mãe?

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list