TransWinter

OS DOIS LADRÕES, CONTO DE ANTÔNIO TORRES

 

Postado por DCP em 09/05/2021

 

[Curadoria de Natanael Lima Jr]








Antônio Torres é escritor e membro da ABL

Foto: Reprodução








OS DOIS LADRÕES*




O primeiro era apenas um Zé, ou Zé Preto, o Zé do velho Loló, que ele chamava de “Papai Lolô”, embora não fosse seu filho. Nunca se soube quem foram os seus pais, nem se chegou a conhecê-los. Corria a lenda de que aquele Zé havia sido encontrado numa porteira, dentro de um cesto. Outro mistério envolvia o seu achamento: largado nu e solitário, ele no entanto sorria. Como se fosse a criança mais feliz do mundo.

 

A bem da verdade, eu ainda não havia nascido quando isso aconteceu, se é que essa história não foi pura imaginação de um povo que vivia inventando histórias para espantar o medo da noite — ou para não perder o juízo. O certo é que, quando me dei por gente, Zé Preto já era um meninão grande, forte e risão. Nós, os garotos menores — meus primos e eu — vivíamos brincando com ele. Aquelas coisas da roça: bater perna pelos pastos, caçar passarinhos, pegar canário, armar arapuca para codorna, pescar no riacho, subir em pé de umbuzeiro, espetar tanajura. E foi assim que o conheci: já o Zé de Papai Lolô e Mamãe Adelaide, que vinham a ser os meus avós paternos. Logo, ele era como se fosse meu tio. Meu tio preto.


E assim ele cresceu: trabalhando a terra na enxada e no arado, cuidando do gado, fazendo os mandados. Até tornar-se o carreiro de bois, a transportar sacos de feijão e de milho, carradas de areia e de madeira (e gente também) pra todo lado. E como aquele carro de bois cantava nas estradas! A meninada adorava pegar uma carona nele. Não, Zé Preto não era apenas um agregado do meu avô. Era um amigo.

 

Um dia fez-se a desgraça. Alguém das vizinhanças deu falta de uma galinha e cismou que o Zé a havia roubado. Alvoroço no povoado. Soldados no seu encalço. Zé foi apanhado na roça em que sempre esteve e levado aos empurrões e pontapés para a delegacia, onde um sargentão truculento o aguardava com uma palmatória que devia pesar um bom meio quilo.


— Confessa, negro!

 

O interrogatório do sargento era feito ao som das palmadas, que se alternavam de uma mão à outra. E as mãos do Zé iam engordando, inchando, estourando. E ele, de os olhos esbugalhados, jurava por tudo quanto era santo que não havia roubado galinha nenhuma. E quanto mais negava, mais apanhava. Tome soco, chute, bordoada. Quando meu avô chegou para tentar libertá-lo, encontrou-o desmaiado. Zé morreu um ano depois. Jamais se soube se das pancadas ou de desgosto. Ou das duas coisas.

 

 

***

 

O outro era ladrão mesmo. Roubava gado. Chamava-se Dominguinhos, filho do velho Domingos, um fazendeiro endinheirado. Nunca foi apanhado. Quando as denúncias começaram, ele caiu no mundo — o maravilhoso mundo da impunidade. E esta é apenas mais uma história de ladrões cuja moral já se tornou clássica.

 

 

*Do Livro “Sobre Pessoas”, Ed. Leitura, Belo Horizonte, 2007.


























OS DOIS LADRÕES, CONTO DE ANTÔNIO TORRES OS DOIS LADRÕES, CONTO DE ANTÔNIO TORRES Reviewed by Natanael Lima Jr on 23:53 Rating: 5

5 comentários

  1. Ler Antônio Torres é sempre um prazer imenso! Seus textos são sempre atuais, pois que atemporais. O mundo dá voltas, mas sempre em torno de si mesmo... E nada muda, ou melhor dizendo, o ser humano está cada dia pior - aos ricos a impunidade, aos negros e pobres o castigo massacrante, capaz de destruir suas poucas esperanças de viver com (ou sem) dignidade. Isso me fez pensar em A PROSTITUTA RESPEITOSA, de Sartre... Torres, meus efusivos aplausos! Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ler Antônio Torres! Parece que a gente entra na história fica olhando pra cá, olhando pra lá até o final.

    ResponderExcluir
  3. Que bom ler Antônio Torres! Parece que a gente entra na história fica olhando pra cá, olhando pra lá até o final.

    ResponderExcluir
  4. Lindo.
    Gosto muito do título do Livro, “Sobre Pessoas”

    ResponderExcluir
  5. Uma realidade bruta, uma denúncia social - um conto para analisar uma sociedade.

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list