TransWinter

DOMINGO COM POESIA, TEMPO E LUGAR PARA A LITERATURA

 

Por Urariano Mota*

Publicado por DCP em 24/01/2021





Urariano Mota I Reprodução





O GRUPO DOMINGO COM POESIA se apresenta como uma página destinada à divulgação de conteúdo literário, dicas de lançamentos de livros, eventos, artigos, poemas, críticas, enquetes e debates sobre literatura e cultura. Tudo sobre a cena literária pernambucana e brasileira, além da divulgação dos posts do site "Domingo com Poesia", www.domingocompoesia.com.br


Mas o fundamental mesmo é que o Domingo com Poesia trata a literatura com todo o respeito que as letras merecem. Num rápido passeio por suas edições, encontramos o melhor da poesia pernambucana e brasileira: João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Jaci Bezerra, Alberto da Cunha Melo, Cida Pedrosa, Jorge Lopes, José Luiz Melo, Maria de Lourdes Hortas, Ângelo Monteiro, José Terra, José Rodrigues de Paiva, Virginia Leal, Thiago de Mello, Diego Mendes Sousa, Tereza Tenório, Marco Polo, Valmir Jordão, Vernaide Vanderlei, Natanael Lima Jr. ... E mais os 10 poemas essenciais luso-brasileiros em duas partes. Não é pouco nem é fácil.


E não só poesia, prosadores também: João Almino, Everaldo Moreira Véras, Raimundo Carrero, Paulo Caldas, Gerusa Leal, Marcelino Freire, Cícero Belmar, Moacyr Scliar, e, entre outros, este escritor que lhes fala.


Com dia e lugar reservados, O Domingo com Poesia possui em média 20 mil visualizações mensais. Em 9 anos de web, se aproxima de 500 mil visualizações. Marca incrível de 5 mil visualizações aos domingos, em mais de 12 países: EUA, Hong Kong, Austrália, Ucrânia, Alemanha, Argentina, Equador, Angola, Itália, Portugal e cidades brasileiras. Dois prêmios nacionais.


No mais recente domingo, o seu editor Natanael Lima postou:


“Agradecemos o apoio e a incrível audiência que obtivemos neste domingo (13). O site continua online com o melhor da literatura para você. Acesse e compartilhe nosso link: www.domingocompoesia.com.br


Mas quem é esse guerreiro incansável das letras? Ele assim se apresenta:


Natanael Lima Jr é pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, cidade da Região Metropolitana do Recife e radicado em Jaboatão dos Guararapes desde 1992. Poeta, pedagogo, produtor cultural, editor-fundador do site literário Domingo com Poesia (2011) e da Imagética Edições (Assessoria e Projeto Editorial). É atual Vice-Presidente da Associação de Blogs Literários do Nordeste (ABLNE). Membro-Fundador das Academias de Letras do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes. Têm vários poemas publicados em jornais, revistas literárias, blogs, portais e sites de Pernambuco e de outros estados. Publicou seis livros de poesia e um folheto de Cordel (1983). Participa de dez antologias, três delas nacionais e uma internacional (Mil Poetas, Mil Obras, Isla Negra/Chile, 2017): http://alfredasis.cl/ASIS_MILPOETAS.pdf


Mas a esta altura, cabem algumas palavras mais. Para o professor que fui, despertar o interesse, o amor pela literatura em aulas, era raro ou impossível. Lembro que ouvi muito a pergunta:


– O que eu ganho com isso, professor?


E com isso, o jovem, quando de classe média, queria me dizer, que carro irei comprar com a leitura de Baudelaire? Que roupas, que tênis, que gatas irei conquistar com essa conversa mole de Machado de Assis? Então eu sorria, para não lhes morder. A riqueza do mundo das páginas dos escritores, gratidão que eu tinha a quem me fizera homem eu sabia. Mas não achava o que dizer nessas horas quando o petardo de uma frase de Joaquim Nabuco ganhava a zombaria de toda a gente. Eu sorria e me punha a gaguejar coisas estapafúrdias do gênero os poetas são os poetas, Cervantes era Cervantes. E me calava, e calava a lembrança dos sofrimentos e humilhações em vida do homem Cervantes que dignificou a espécie.


– O que eu ganho com isso, professor?


Se jamais pude responder a pergunta com uma eloquência que movesse montanhas, posso pelo menos agora dizer: publicar no Domingo com Poesia é bom. As leituras que recebemos, as almas semelhantes que encontramos são um conforto. Leitores ilustres, qualificados, famosos e anônimos. Ou como bem fala o editor Natanael Lima Jr.:


“Que coisa maravilhosa, o povo lendo literatura”.




*Urariano Mota é escritor e jornalista recifense

 



DOMINGO COM POESIA, TEMPO E LUGAR PARA A LITERATURA DOMINGO COM POESIA, TEMPO E LUGAR PARA A LITERATURA Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:09 Rating: 5

8 comentários

  1. AMIGO E ESCRITOR URARIANO MOTA, PARABÉNS PELO SEU BELO TEXTO SOBRE A IMPORTÃNCIA DO DCP NA NOSSA LITERATURA! TODA EQUIPE ESTÁ DE PARABÉNS!HOJE O DCP É ESSENCIAL NA MOSTRAGEM E NO INCENTIVO DA NOSSA LITERATURA!VIDA LONGA AO DCP!

    ResponderExcluir
  2. Salve José Terra, poeta e filho de poeta e pesquisador. Estamos juntos! A luta é boa e cabe todos nós.

    ResponderExcluir
  3. O comentário acima é de Urariano Mota. Falha minha em não me identificar.

    ResponderExcluir
  4. Uma grande iniciativa o DCP, vambora, avante!

    ResponderExcluir
  5. E Marcelo Mário de Melo? Poeta maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. De fato, Recife é cidade de muito bons poetas. Concordo com a apreciação de Urariano
    Mota. O DCP
    tem estado a divulgar nossa melhor produção literária. Difícil elencar os nomes da poesia pernambucana
    porque são muitos!
    Lembremos ainda os poetas Lucila Nogueira, Audalio Alves e Jaci Bezerra, dentre muitos outros que têm tornado o Recife numa cidade literariamente emblemática.

    ResponderExcluir
  7. Maria de Lourdes Hortas13 de julho de 2023 às 11:08

    Excelente texto sobre o DCP, que merece todas as homenagens por sua seriedade, fraternidade e resistência. Maria de Lourdes Hortas

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list