TransWinter

ARMAS DO SABER POÉTICO, DE VERNAIDE WANDERLEY



(Para Ester Aguiar)










Os dedos mal conseguem tocar as teclas, foram-se mãos e símbolos sobre páginas em branco. Estranha incompetência, dissonante música tocando sua alma usurpada por ventos impiedosos. Experiência mórbida e antecipada a consagrar o corpo feminino que desliza e ousa passos de dança.

Dança para não partir. Relembra a força do mundo inquisidor que permanece vivo e tenta desfazer sobras de juventude e sol. Mundo com vestes hostis e crueza que expôs suas adolescentes descobertas, quando não sabia enfrentar o fogo nem pancadas de chuva, muito menos o desamor. Nunca havia dançado. 

Continua temendo partidas antecipadas, sim!


Mas na memória restaram escrituras legalizadas nos cartórios do tempo. Com elas tece estrofes e cantigas de velhas moradas. Guardou algumas armas do saber poético.

Há um silêncio de prece e ateísmo no cômodo, também uma brisa morna sobre o corpo daquela mulher sem véus – trêmulo por medo de esquecer cenas, métricas e rimas do próximo livro. Foi tão custoso fazer tudo, mas o prazer foi bem maior.

O ritmo acelerado de múltiplos acontecimentos do cotidiano atinge sua sensibilidade aguçada, guarda possibilidades de enovelar lembranças.

Ela recua e reticentes suas mãos tocam teclas. Um som cadenciado é invasor, toda bagagem vivida por seu corpo e alma saltam no papel.

(Não acendo a luz do espaço
a memória guarda labaredas,
solidões e súplicas:
que venhas
antes que a seda
das dunas se esgarce
foi lá que escondi o último sorriso
e alguém tem que pegá-lo.)

*Extraído do livro “Geometria das Pedras, 2019.



*Vernaide Wanderley é poeta, escritora e pesquisadora social 

ARMAS DO SABER POÉTICO, DE VERNAIDE WANDERLEY ARMAS DO SABER POÉTICO, DE VERNAIDE WANDERLEY Reviewed by Natanael Lima Jr on 00:27 Rating: 5

3 comentários

  1. Vernaide Wanderley é, sem dúvida ,uma das vozes femininas mais belas da poesia contemporânea brasileira. Aplausos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma excelente poeta e pessoa humana maravilhosa, minha cara amiga Maria de Lourdes.

      Excluir
  2. Vernaide Wanderley é, sem dúvida ,uma das vozes femininas mais belas da poesia contemporânea brasileira. Aplausos.

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list