TransWinter

Entrevista com o editor e poeta Juareiz Correya

“Acredito nos ebooks, nos livros eletrônicos, como escritor e como editor, e vejo, com a Internet, um futuro muito promissor para a nossa literatura, pernambucana e nordestina, para toda a literatura brasileira”.

Poeta Juareiz Correya/Foto: Arquivo DCP
  
O DCP traz mais uma marcante entrevista com um importante nome da literatura pernambucana e brasileira o poeta Juareiz Correya, que dirige, no Recife, a Panamerica Nordestal Editora e Produções Culturais.

Juareiz Correya nasceu em Palmares, cidade da Mata Sul do Estado de Pernambuco, conhecida como terra dos poetas. Juareiz é poeta, contista e editor. Na década de 1970, residiu e trabalhou em São Paulo, onde foi colunista de arte do Diário do Grande ABC. Dirige, no Recife, a Panamerica Nordestal Editora e Produções Culturais. Idealizador do projeto de criação da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho e dirigiu a instituição da Prefeitura dos Palmares em dois períodos distintos: 1987/1991 e 1997/2204. Publicou os livros de poesia AMERICANTO AMAR AMÉRICA (1975/1982/1993), CORAÇÃO PORTÁTIL (1984/1999) e tem outros livros de poesia e de contos inéditos. Seus poemas foram publicados em antologias paulistanas, pernambucanas, e em revistas e jornais brasileiros. Organizou e publicou as antologias POETAS DOS PALMARES (1973/1987/2002), POESIA VIVA DO RECIFE (1996) e o ebook FUTEBOL É POESIA (2014). Publica na internet os blogs: JORNAL DO JUAREIZ, LETRAS&LEITURAS, POESIA VIVA DA CIDADE e AMERICANTO AMAR AMÉRICA.


DCP - Você fez parte da geração dos poetas Independentes de Pernambuco? Passado tanto tempo, o movimento literário do estado avançou?

JC - Não fiz e não faço parte da geração dos poetas Independentes de Pernambuco. Sou simpatizante do grupo desde a sua origem, que ocorreu depois das atividades do grupo da Edições Pirata do Recife, ao qual estive também ligado por simpatia e amizade. Na verdade, sou um solitário poeta marginal, de um tempo anterior ao desses grupos citados, vindo de atividades literárias e experiências editoriais em São Paulo e, de volta a Pernambuco, na minha cidade natal – Palmares – e no Recife. Passado tanto tempo, como vocês dizem, estamos vivendo em um novo século e, sinceramente, mesmo considerando as conquistas sociais, as oportunidades profissionais e os avanços tecnológicos, o movimento literário em Pernambuco pouco ou nada avançou. Tudo cresceu e a vida literária não.  Há grupos de escritores em tudo quanto é canto, encontros, festas e feiras de livros, eventos a torto e a direito, mas, leitores - gente interessada realmente por livros - são um número proporcionalmente insignificante. É o vermelho das estatísticas que fecham as livrarias... E Literatura só existe mesmo se alguém lê. As escolas e faculdades estão cheias de professores e estudantes que não sabem nem querem saber o que é Literatura.


DCP - Nos anos 60 surgiu em Jaboatão dos Guararapes um grupo de poetas, o qual foi denominado mais tarde como “Geração 65”. Qual o legado deixado por esta geração para o Estado de Pernambuco?

JC - Não sou crítico ou historiador. Como escritor e editor que tento ser há mais de 40 anos, e também como amigo e admirador de alguns nomes da GERAÇÃO 65, tenho de aplaudir todos os seus nomes, que estão vivos para além do tempo literário marcado pela sua geração. O legado está vivo e, infelizmente, Pernambuco ainda não o conhece como merece ser conhecido.


DCP - Você já editou livros impressos e agora singra para os ebooks, como você ver o futuro do livro impresso?

JC - Tenho mais de 40 anos dedicados ao livro impresso e uma razoável produção literária e editorial. Acredito nos ebooks, nos livros eletrônicos, como escritor e como editor, e vejo, com a Internet, um futuro muito promissor para a nossa literatura, pernambucana e nordestina, para toda a literatura brasileira. O futuro da Literatura está nas nossas mãos. E pode ser facilmente compartilhado com o mundo. Por outro lado, acredito que o livro impresso ainda vai permanecer vivo no dia-a-dia da nossa cultura, ao lado dos livros eletrônicos, mas a sua produção vai ser reduzida e a sua ação cultural será a cada ano mais limitada. Somente os governos e as instituições culturais e educacionais poderão manter o livro impresso vivo, preservado e validado em projetos editoriais e ações nas áreas da Cultura e da Educação nos municípios, Estados e no País.


DCP - Quais as vantagens dos ebooks frente aos impressos? 

JC - São diversas, prováveis e incomparáveis. O livro impresso, físico, é perecível; o livro eletrônico é imperecível. O livro físico é impresso (caro), distribuído (preço acrescido de custos de distribuição) e vendido (preço acrescido de custos de vendas). E com tudo isso tem um alcance muito restrito e localizado de leitores. O livro eletrônico tem apenas o custo de edição/editoração e é distribuído/vendido diretamente para leitores que tenham acesso à publicação em todo o mundo. Para conhecer um livro eletrônico, você não vai a uma livraria. A livraria está nas suas mãos. Isto é a dimensão da eternidade.


DCP - A Internet atrapalha o movimento literário ou o rejuvenesce?

JC - A Internet está salvando e rejuvenescendo a Literatura. Acredito que, nestas poucas décadas de comunicação digital, a Internet já fez muito mais leitores do que o livro, as revistas e os jornais impressos em séculos de informação cultural.


DCP - Você acha que o livro impresso vai deixar de existir? Por quê?

JC - Não acho que o livro impresso vai deixar de existir. Os livros impressos e eletrônicos vão conviver ainda por um longo tempo. Mas acredito que as revistas e os jornais impressos vão deixar de existir em breve.


DCP - O número de leitores está cada vez menor. O que você acha que deve ser feito para mudança deste quadro?

JC - Os leitores de livros impressos estão desaparecendo há algum tempo. O processo educacional no Brasil não cria leitores, não valoriza a Literatura nos períodos dos estudos, do ensino fundamental ao ensino universitário. Temos professores em todas as áreas que não leem. Há muito tempo o livro impresso vem sendo desvalorizado por todos: professores, alunos, pais, comunidade em geral. Quando comecei a publicar, na década de 1970, como escritor e editor, a edição de um livro impresso era normalmente de 1.000 exemplares. Circulava, tinha livrarias e leitores para essa produção. Hoje um autor é lançado em edição de 300 exemplares e menos do que isso... E vai se contentar se distribuir, muitas vezes de graça, entre parentes e amigos. Tem mais: não é distribuindo livros gratuitamente que existirão leitores para valorizá-lo. Autor, editor, instituição cultural que faz isso está desrespeitando o livro, o autor, a Literatura e a Cultura da sua cidade, do seu Estado, do nosso País.  E livro eletrônico também não deve ser distribuído gratuitamente, na base do “pegue e leve”.  Pegue e leve uma ova ! Livro é um produto de valor, não está pedindo “a esmola de um leitor pelo amor de Deus”. A mudança deste quadro vai exigir muito trabalho e investimento dos governos municipais, estaduais e federal. Um trabalho educacional e cultural permanente para a valorização, em conjunto, dos livros impressos e dos livros eletrônicos.


DCP - Você está fundando a Associação dos Blogueiros do Nordeste, como está este processo e qual o futuro desta Instituição?

JC - Estamos fundando – e neste empreendimento estão vocês, Natanael Lima e Frederico Spencer, de Pernambuco, e Luiz Alberto Machado, de Alagoas. O objetivo da ABLNE - Associação de Blogs Literários do Nordeste é o de fortalecer o trabalho dos blogueiros literários da nossa região, ampliando a ação literária e cultural desenvolvida por todos e em todos os sentidos. Ainda neste segundo semestre de 2014 trabalharemos para que se concretize a eleição da primeira diretoria da associação que já conta, em sua organização provisória, com mais de 40 associados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.  O futuro é do tamanho da Internet.
Entrevista com o editor e poeta Juareiz Correya Entrevista com o editor e poeta Juareiz Correya Reviewed by Natanael Lima Jr on 09:29 Rating: 5

2 comentários

  1. Juareiz é um dos bravos defensores do livro, numa época em que poucos leem (incluindo professores), palmas pra vc.

    ResponderExcluir
  2. JUAREIZ CORREYA editou meu primeiro livro de poemas "À Noite no Parque", Nordestal, 1993. Grande poeta e amigo

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list