TransWinter

O que nos falta em dezembro

Img. Reprodução: Ledo Ivo, Olavo Bilac e Antonino Júnior




O Domingo com Poesia homenageia nesta edição três poetas da literatura brasileira que se encantaram no mês de dezembro: Olavo Bilac, Lêdo Ivo e Antonino Oliveira Júnior.

Olavo Bilac nasceu no Rio de Janeiro, foi poeta e jornalista. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Foi a maior liderança e expressão do parnasianismo no Brasil. Eleito pelos críticos como o príncipe dos poetas brasileiros. Escreveu a letra do “Hino à Bandeira”, participou ativamente da vida política de seu tempo, tornando-se um crítico ferrenho do governo de Floriano Peixoto. Sua poesia tem como principal característica a preocupação com a correção da linguagem e a forma poética.

Lêdo Ivo nasceu em Maceió (AL), foi poeta, romancista, contista, cronista e também escreveu ensaios. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e detentor de vários prêmios e condecorações. Tem o título de Doutor Honoris causa pela Universidade Federal de Alagoas. Em 1944, estreou na literatura com  o livro de poesia “As Imaginações”, e no ano seguinte publicou “Ode e Elegia”, com o qual recebeu o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. Foi um dos maiores representantes da chamada geração 45, esta geração marca as mudanças do pós-guerra, onde se inicia um novo período da história pontuada pelo desenvolvimento econômico, social e político, tinha como característica principal o cuidado com a expressão e a linguagem.

Antonino Oliveira Júnior é pernambucano do Cabo de Santo Agostinho, cidade da Região Metropolitana. Foi poeta, cronista e dramaturgo. Escreveu seis peças teatrais e publicou os livros: Prostivida, Sentimentos, Cristão sem fronteiras, Onírico, Escrevendo a Voz, Grávidos e Sentimentos Poemados (inédito). Antonino foi presidente do Conselho Municipal de Cultura do Cabo de Santo Agostinho, Diretor da Federação de Teatro de Pernambuco, Presidente da Associação Cabense de Teatro Amador e membro fundador da Academia Cabense de Letras.

Os editores.



O que nos falta em dezembro O que nos falta em dezembro Reviewed by Natanael Lima Jr on 09:29 Rating: 5

5 comentários

  1. Olá amigos,
    Desejo as todos os editores um feliz natal, que o Domingo com Poesia continue em 2014 sendo esse oásis magnifico que nos sacia a fome literária nos trazendo cultura e informação de forma suave com as características de um bom papo entre amigos.

    ¨¨¨¨¨¨¨¨★
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
    ¨¨¨¨¨¨¨***o***
    ¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
    ¨¨¨¨¨**♥**o**o**
    ¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
    ¨¨¨*****♥*o**o****
    ¨¨**♥**o*****o**♥**
    ¨******o*****♥**o***
    ****o***♥**o***o***♥ *
    ¨¨¨¨¨____!_!____
    ¨¨¨¨¨\_________/


    Feliz Natal e Um ano novo repleto de sucesso!!
    Beijos a todos.
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada amiga Joelma, desejamos um Feliz Natal e um iluminado 2014.

      Excluir
    2. Joelma, é muito bom tê-la como nossa leitora sempre com uma palavra carinhosa nos dando forças para irmos para frente. Um feliz ano novo, muita paz e realizações.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obg amigo. Grandes poetas que merecem nossa homenagem.

      Excluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list