TransWinter

Um brinde à poesia!

A proposta do nosso blog é divulgar sempre aos domingos, poesias, poetas e escritores que fazem e fizeram história no cenário literário nacional e internacional. Também nos propomos a divulgar livros e eventos literários. Aguardamos você por aqui. Envie sugestões e poemas para nosso email: natanaeljr12@hotmail.com e boa leitura!

Na estreia do blog “Domingo com Poesia”, dedicamos ao poeta Luiz Carlos Monteiro (54), falecido na noite desta segunda-feira (25), na sua cidade natal, Sertânia. Poucos dias atrás o poeta tinha me presenteado com uma belíssima apreciação crítica que fará parte do meu novo livro, “À espera do último girassol”, que deveremos lançar em breve. 


No próximo “Domingo com Poesia” divulgaremos o escritor e polemista Oswald de Andrade, o mais rebelde e inovador de todos os modernistas.




Luiz Carlos Monteiro (1957 – 2011)


Na década de 1980, Luiz Carlos Monteiro fez parte do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco (MEIPE), junto a nomes como Cida Pedrosa e Raimundo de Moraes. Era graduado em Pedagogia, com mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE. Organizou, juntamente com Antônio Campos, a coletânea de contos do Prêmio Maximiano Campos nas versões 2, 3 e 4 (IMC/Edições Bagaço  -  2008). É autor de Na solidão do néon (Edições Pirata - 1983), Vigílias (Fundarpe - 1990), Poemas (Ed. Universitária - 1999), O impossível dizer e outros poemas (Edições Bagaço - 2005), Para ler Maximiano Campos (Edições Bagaço - 2008), Musa fragmentada (Ed. Universitária - 2009) e também de uma dissertação de mestrado inédita sobre Carlos Pena Filho.

Luiz nos deixa num momento em que desfrutava de grande prestígio no meio literário do estado, no auge da produção e da maturidade intelectual e ainda curtia a recente eleição para a Academia de Artes e Letras de Pernambuco.

Neste momento de pesar o blog “Domingo com Poesia” se solidariza com todos os seus familiares e amigos. Valeu poeta!
Um brinde à poesia! Um brinde à poesia! Reviewed by Natanael Lima Jr on 15:33 Rating: 5

4 comentários

  1. Ótimo Blog, Parabéns pela iniciativa de divulgar aos domingos poesias!!

    ResponderExcluir
  2. Assim é que se faz, poeta !
    Agora vamos ler o amigo SEMPRE AOS DOMINGOS, como queria Renato Carneiro Campos...
    E os poetas agradecem.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natanael, sou João de Deus Netto dos Blogs PICINEZ e CINEMASCOPE. Um belo "Domingo", este seu blog.
    A divulgação do Prêmio Machado de Assis da ABL foi no dia 16 de Julho.

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns pelo excelente blog seu Natanael, precisamos de mais iniciativas como essa, para nos deixar mais próximos da poesia e cultura.beijos Jaque

    ResponderExcluir

Recent in Recipes

3/Food/post-list